Rüdiger acusa jogador do Pachuca de racismo durante vitória do Real Madrid no Mundial

Árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel recebeu a denúncia do zagueiro alemão e acionou pela primeira vez no torneio o protocolo para casos como este, fazendo um X com os braços

  • Por Jovem Pan
  • 22/06/2025 19h36 - Atualizado em 22/06/2025 19h39
  • BlueSky
Paul Ellis/AFP O atacante venezuelano do Pachuca, nº 23, Salomón Rondón (à esq.), discute com o zagueiro alemão do Real Madrid, nº 22, Antonio Rüdiger (centro), ao fim da partida Salomón Rondón, do Pachuca, tenta conversar com Rüdiger, do Real Madrid, após alemão acusar Gustavo Cabral de racismo

A vitória do Real Madrid sobre o Pachuca pela Copa do Mundo de Clubes, neste domingo (22), foi marcada por uma grave acusação de racismo. O zagueiro alemão Antonio Rüdiger afirmou ter sido alvo de uma ofensa racista por parte do argentino Gustavo Cabral, defensor da equipe mexicana. O episódio ocorreu já nos acréscimos do segundo tempo, após uma disputa dentro da área. O atleta merengue caiu pedindo pênalti, mas Cabral reagiu acusando o adversário de simulação, o que gerou uma discussão acalorada entre os dois. Segundo o clube espanhol, o xingamento proferido foi “negro de m**da”.

Durante o bate-boca, Rüdiger se dirigiu ao árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel para relatar a ofensa. O juiz, então, acionou o protocolo antirracismo da Fifa, fazendo o gesto de braços cruzados, que indica uma denúncia formal de conduta discriminatória em campo. Essa foi a primeira vez que o gesto foi utilizado na atual edição do torneio. Como a arbitragem não presenciou o momento exato da suposta ofensa, o jogo prosseguiu normalmente, mas a situação será analisada pelas autoridades esportivas.

Após o apito final, Rüdiger e Cabral voltaram a se desentender, sendo rapidamente contidos por companheiros de ambas as equipes. Na entrevista coletiva, o técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, prestou apoio ao zagueiro alemão. “Está no protocolo da Fifa investigar o que aconteceu e tomar medidas. É inaceitável. Não há tolerância com isso no futebol”, afirmou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Jogadores do Pachuca que falaram com a imprensa após o jogo negaram a acusação e disseram que o defensor do Real Madrid não entendeu o que falou Cabral durante a discussão. A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente sobre a denúncia.

Publicado por Felipe Dantas

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.