Guia do Brasileirão: como cada um dos quatro grandes paulistas chega para o Nacional
Do campeão estadual ao que passou por mais uma eliminação no estadual, grandes se preparam para disputa de um dos torneios mais importantes da temporada
Na briga pelo título nos últimos anos, os times de São Paulo se preparam para o Brasileirão. Neste domingo, Santos e São Paulo estreiam. Por conta da final do Paulistão, Palmeiras e Corinthians tiveram seus jogos adiados. Veja como cada um chega para a disputa, baixas, destaques e principais armas na disputa do título.
CORINTHIANS
O Corinthians é uma incógnita na temporada. Após um início de ano abaixo do esperado, com uma campanha ruim no Campeonato Paulista e uma eliminação na Libertadores para o Guaraní-PAR, o time ressurgiu das cinzas após a paralisação, venceu os dois últimos jogos da primeira fase do Paulistão, incluindo o Palmeiras, superou o melhor time do campeonato até então nas quartas de final, o Mirassol nas semifinais, e chegou inteiro para a disputa do título diante do rival. O time ainda tem problemas. Enfrenta uma dificuldade na criação, com Luan ainda apagado e uma indefinição sobre quem assumirá o posto de volante titular. Por outro lado, consolida sua defesa com atuações seguras de Gil, Danilo Avelar e Carlos Augusto, antes apontado como um dos cotados para deixar o clube.
No Campeonato Paulista, foi de ameaçado ao rebaixamento à final, e enfrentou o Palmeiras com chances de título até o último minuto. A decisão foi nos pênaltis. Por conta da final, o primeiro jogo, que seria contra o Atlético-GO, foi adiado. Na próxima quarta-feira, o adversário é o bem montado Atlético-MG, apontado como um dos favoritos da temporada.
– Títulos no Campeonato Brasileiro: 7 (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017).
– Campanha no Brasileirão 2019: 8º colocado (56 pontos).
– Campanha no Estadual: 2º lugar
– Time-base: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Carlos Augusto, Gabriel, Éderson e Luan; Ramiro, Mateus Vital e Jô. Treinador: Tiago Nunes.
– O que mudou na quarentena: O time usou a paralisação para ‘aparar as arestas’, e tentar armar um novo esquema com o novo técnico, já que o apresentado nos primeiros jogos não vingou.
– Problemas políticos: Além do déficit nas contas apresentado no último balanço financeiro, os bastidores seguem movimentados às vésperas da eleição que elege o presidente e o novo grupo de conselheiros.
– Promessas: Éderson e Cantillo.
PALMEIRAS
Depois de perseguir o Flamengo durante todo o Brasileirão 2019 e terminar com a terceira colocação, o Palmeiras é mais uma vez favorito ao título nacional. Sob o comando de Luxemburgo, o alviverde perdeu seu principal jogador, Dudu, durante a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, e ainda não encontrou seu time ideal. As gratas surpresas do início de temporada são os jovens Verón, Patrick de Paula, Gabriel Menino e Rony.
Mesmo sem apresentar um futebol vistoso, o time superou o Corinthians nos pênaltis na final do Paulistão e se consagrou campeão do Paulista após 12 anos. Com Luxemburgo, a ideia é brigar pelo Brasileirão, e fazer frente, mais uma vez, ao Flamengo de Domènec Torrent, ao Grêmio de Renato Gaúcho e o Atlético-MG de Sampaoli.
– Títulos no Campeonato Brasileiro: 10 (1960 , 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016 e 2018).
– Campanha no Brasileirão 2019: 3º colocado (74 pontos).
– Campanha no Estadual: Campeão Paulista
– Time-base: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Ramires, Gabriel Menino e Patrick de Paula; Rony, Luiz Adriano e Willian.
– O que mudou na quarentena: O alviverde perdeu Dudu, sua principal peça de meio de campo, e o treinador Vanderley Luxemburgo ainda faz experimentos no time titular para suprir a ausência do ex-camisa 7.
– Promessas: Gabriel Verón (atacante), Patrick de Paula (volante), Gabriel Menino (volante) e Rony (atacante)
SANTOS
O Santos não tem expectativas altas para o Campeonato Brasileiro 2020. Além de ter acabado de demitir o treinador Jesualdo Ferreira e contratar Cuca, o clube tem um elenco modesto e não possui dinheiro para contratações impactantes neste momento – este, inclusive, foi o motivo da saída de Jorge Sampaoli, no final do ano passado. O principal destaque do time é o venezuelano Soteldo, que costuma desequilibrar a favor do Peixe. Carlos Sánchez e Marinho são outros jogadores de qualidade do plantel, que tem deficiências em alguns setores, como nas laterais e no meio-campo.
– Títulos no Campeonato Brasileiro: 8 (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004).
– Campanha no Brasileirão 2019: 2º colocado (74 pontos).
– Campanha no Estadual: Eliminado nas quartas de final.
– Time-base: Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonathan; Alison (Jobson), Carlos Sánchez e Pituca; Marinho; Kaio Jorge (Uribe) e Soteldo. Treinador: Cuca
– O que mudou na quarentena: Em crise institucional e financeira, o clube da Baixada Santista viu alguns jogadores se rebelarem, como o goleiro Everson e o atacante Sasha, que estão pedindo a rescisão contratual por não receber seus vencimentos em dia.
– Problemas políticos: Além da relação entre elenco e diretoria estar estremecida com a crise financeira, o presidente José Carlos Peres está sofrendo forte pressão da oposição, sendo alvo de tentativas de impeachment após a reprovação do balanço financeiro de 2019.
–Promessas: Renier (atacante) Taílson (atacante) e Sandry (volante)
SÃO PAULO
Hexacampeão, o São Paulo começa o Campeonato Brasileiro pressionado por não vencer o nacional há onze temporadas e não saber o que é levantar um troféu há oito anos. Além disso, o time se despediu do Campeonato Paulista precocemente, sofrendo uma dolorosa derrota para o Mirassol, nas quartas de final do torneio, elevando a tensão que paira no Morumbi. Ainda assim, o Tricolor possui um elenco qualificado, que demonstrava um bom futebol antes da paralisação provocada pela pandemia da Covid-19. Com Daniel Alves, Alexandre Pato, Pablo, Igor Gomes, Bruno Alves e outros atletas acima da média, o São Paulo é um dos candidatos às primeiras posições do Brasileirão.
É preciso saber, no entanto, se a base do time será mantida no decorrer da competição, já que o clube está com dificuldades financeiras e possui uma folha salarial alta. Além disso, fica a dúvida se treinador Fernando Diniz conseguirá recuperar as boas apresentações da equipe e sustentar o seu cargo, que está ameaçado após a eliminação no Estadual.
– Títulos no Campeonato Brasileiro: 6 (1977, 1986, 1991, 2006,2007 e 2008).
– Campanha no Brasileirão 2019: 6º colocado (63 pontos).
– Campanha no Estadual: Eliminado nas quartas de final.
– Time-base: Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Pablo, Vitor Bueno e Alexandre Pato. Treinador: Fernando Diniz.
– O que mudou na quarentena: Perdeu o atacante Antony; Gonzalo Carneiro voltou do doping. Apesar das poucas mudanças, equipe caiu de rendimento na retomada do futebol, especialmente no setor defensivo.
– Problemas políticos: Clube registrou seu maior déficit financeiro da história em 2019 e está pagando apenas parte do salário dos jogadores; Leco, presidente do São Paulo, Raí e Lugano, dirigentes, estão sendo questionados pela torcida. Eleição acontece no final do ano.
– Promessas: Walce (zagueiro), Rodrigo Nestor (volante) e Gabriel Sara (meia).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.