J. Hawilla, empresário do futebol e delator de escândalo, morre aos 74 anos

  • Por Jovem Pan
  • 25/05/2018 14h03 - Atualizado em 25/05/2018 14h05
Zanone Fraissat J. Hawilla se formou em jornalismo e depois virou empresário

O empresário J. Hawilla morreu, nesta sexta-feira (25), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele estava com 74 anos e tinha sido internado com problemas respiratórios. Ele era casado, tinha 3 filhos e 6 netos.

J. Hawilla era jornalista esportivo na década de 60 e ficou famoso no mundo do futebol quando comprou a empresa Traffic. Ele conseguiu transformá-la em uma grande agência de marketing esportivo, que negociava direitos de transmissão e também fez parcerias com clubes para contratações de jogadores.

Aos poucos a Traffic passou a perder poder no futebol brasileiro, teve problemas financeiros e foi fechada por causa de acusações de corrupção, extorsão, fraude e lavagem de dinheiro. Hawilla virou réu confesso e entrou em acordo com a Justiça para devolver 151 milhões de dólares (cerca de 473 milhões de reais). Ele também fez delação premiada, que revelou crimes na Fifa e na CBF, culminando posteriormente na prisão de José Maria Marin.

Hawilla também investiu em meios de comunicação. Fundou a TV Tem, que é afiliada da Globo em cidades do interior de São Paulo. A emissora inclusive já emitiu uma nota oficial sobre a morte de J. Hawilla:

“Idealizador da TVTEM, repetia incansavelmente “temos que ser o porta voz da comunidade”, o que refletia sua visão do jornalismo e o compromisso com a população mais necessitada. Acreditava na parceria com clientes como chave para o crescimento, tanto do negócio quanto da região.

Ter uma empresa referência em todas as áreas, o motivava a investir constantemente em inovação, mantendo seu nível de excelência, que conhecemos. Nesses 15 anos, fez questão de compartilhar com todos os colaboradores parte do seu sucesso.
Orgulhoso de suas origens, priorizou sua terra natal e com seu empreendedorismo incansável gerou milhares de empregos.
Tive o privilégio de trabalhar com o chefe e conviver com a pessoa J Hawilla, gratidão refletida no aprendizado de todos estes anos. “

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.