Mata-mata de peso: Libertadores seguirá com 6 brasileiros, 6 argentinos e 35 títulos
Acabou a fase de grupos da Copa Libertadores nesta quinta-feira (25) e todos classificados estão definidos. A partir das oitavas de final, com certeza veremos muitos confrontos de peso. Isso porque 16 times de muita tradição se classificaram. São 6 brasileiros, 6 argentinos, 2 paraguaios, 1 colombiano e 1 chileno, que juntos já conquistaram 35 títulos nas 58 edições da Libertadores.
Os confrontos entre eles só serão definidos em um sorteio, que será realizado no dia 4 de junho. Os primeiros colocados de cada grupo só poderão enfrentar os segundos colocados das chaves. E por isso certamente teremos confrontos entre equipes brasileiras e argentinas. Afinal, entre 8 líderes, 5 são times do Brasil. E entre os 8 segundos colocados, 5 são da Argentina.
Também existe a possibilidade de um grande clássico entre times brasileiros. O Flamengo ficou em segundo lugar na chave e portanto pode enfrentar Palmeiras, Grêmio, Cruzeiro, Corinthians e Santos. Seria um confronto tradicional contra qualquer um deles.
Apenas 3 times classificados nunca foram campeões da Libertadores. Mas dois deles, os paraguaios Cerro Porteño e Libertad, podem ser considerados tradicionais, pois disputam a competição com frequência e já fizeram boas campanhas. A única grande novidade é a presença do Atlético Tucumán, clube emergente da Argentina.
Veja quais foram as melhores campanhas da fase de grupos e quantos títulos de Libertadores cada time classificado tem:
Líderes:
1º Palmeiras (1 título)
2º Grêmio (3)
3º Libertad (0)
4º River Plate (3)
5º Cruzeiro (2)
6º Corinthians (1)
7º Atlético Nacional (2)
8º Santos (3)
Vice-líderes:
1º Cerro Porteño (0)
2º Racing (1)
3º Flamengo (1)
4º Independiente (7)
5º Atlético Tucumán (0)
6º Boca Juniors (6)
7º Estudiantes (4)
8º Colo Colo (1)
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.