‘Meninas são mais disciplinadas do que meninos’, afirma treinador da seleção feminina sub-17

  • Por Jovem Pan
  • 14/06/2019 12h29
Rafael Ribeiro/CBF Luizão é treinador do time masculino sub-17 do Juventus e da seleção sub-17 feminina

Luizão é um treinador com uma experiência pouco comum na sua área. Comandante do time masculino sub-17 do Juventus (SP), ele também assume o posto de técnico da seleção brasileira feminina da mesma categoria. Para o profissional do esporte, a diferença em trabalhar com jovens atletas de gêneros distintos é clara: as meninas são mais disciplinadas do que os meninos.

“Disciplina é a principal diferença. No feminino, as meninas são muito disciplinadas. Existe aquela diferença de tempo de jogo, já que as meninas têm menos tempo. Mas as meninas têm vontade grande de crescer. Conheço futebol feminino há anos. No próprio Juventus, já acompanhava porque tinha futebol feminino. Você vê que elas são muito disciplinadas” opinou o treinador, que está envolvido com futebol feminino brasileiro desde 2013.

Ex-auxiliar de Emily Lima e treinador da equipe de base do Brasil desde 2015, Luizão nota mais ambição por parte das garotas, que enfrentam diversos obstáculos para realizar o sonho de ser jogadoras profissionais.

“Acompanhei o crescimento da Thaisinha, da Andressa Alves e da própria Cristiane, que jogou no Juventus. Vejo que elas gostam de aprender, tem um algo a mais. Essa é a diferença que eu vejo: a vontade de evoluir. Elas tiveram que buscar o espaço delas e estão encontrando por merecimento”, analisou.

Técnico analisa situação do futebol feminino no país

Empolgado com o aumento na quantidade de campeonatos oficiais de futebol feminino, Luizão é otimista quanto a evolução na estrutura oferecida às mulheres no país. O treinador, no entanto, faz uma ressalva e afirma que alguns clubes não se preparam adequadamente para os torneios neste ano.

“Num primeiro momento, essas equipes que tiveram que se preparar para disputar esses torneios, algumas se estruturaram, outras não e sofreram no início da Primeira e Segunda Divisão. E com certeza vão entender que precisam se preparar muito melhor. Em São Paulo, a gente está vendo algumas equipes se preparando mais na base, e isso é muito bom. Num primeiro tempo, ainda tem muita dificuldade, mas vai ter uma evolução grande”, comentou.

Otimista, o treinador também pede mais investimento de clubes e instituições das regiões Norte e Nordeste do país. Para Luizão, o avanço está muito ligado à maior atenção das equipes do Sul e do Sudeste do Brasil.

“É uma situação que está se estruturando. Não só no clube, mas em projetos para ajudar no desenvolvimento, principalmente na região Sudeste e Sul. Precisamos que nas outras regiões isso aconteça também. Não dá para falar que nas outras regiões isso não aconteça, mas aqui no Sudeste e no Sul o desenvolvimento é maior”, pediu.

“Um detalhe importante é a estrutura do clube. No Sul e Sudeste, os clubes são mais estruturados. Basta ver as equipes da Primeira Divisão. Isso a gente nota em muitos trabalhos do Norte e Nordeste, mas esperamos que mais clubes possam fazer mais trabalhos assim. A gente sabe que a condição financeira daqui é favorecida, mas espero que nas outras regiões evoluam”, continuou.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.