Messi pode deixar o Barcelona de graça caso Catalunha consiga independência, revela jornal
A independência da Catalunha, que quase se concretizou em 2017, é um desejo antigo da região, mas poderia trazer algumas complicações para o seu principal time de futebol, o Barcelona. O clube seria obrigado a deixar a La Liga e teria de jogar um fraquíssimo Campeonato Catalão ou torcer por um convite de alguma outra liga europeia. Além disso, o Barça também correria o risco de ficar sem o principal astro, o argentino Lionel Messi.
O jornal espanhol El Mundo revelou nesta sexta-feira (5) que o craque exigiu uma cláusula em seu contrato com o Barcelona de que ele poderia deixar o clube sem custos caso o time não jogue em “uma liga de primeiro nível”. Assim, em caso de independência da Catalunha, Messi permaneceria no Barcelona apenas se o clube puder jogar em campeonatos como o Inglês, o Alemão ou o Francês.
Mesmo assim, o clube entende que esta condição de Messi é um sinal de compromisso do jogador para com o clube que defende desde o começo da sua carreira.
Messi teve o seu contrato com o Barcelona renovado recentemente para mais quatro temporadas. O clube que desejar tirar o argentino da Catalunha teria que pagar a multa rescisória avaliada em 700 milhões de euros (mais de R$ 2,7 bilhões).
A legislação espanhola não permite a participação de clubes de outros países (com exceção de Andorra) em seus torneios nacionais. Assim, o Barcelona seria excluído do Campeonato Espanhol caso a região da Catalunha deixe a Espanha. O time também correria o risco de ficar fora da Liga dos Campeões, pois a Federação Catalã de Futebol – que já existe, mas não faz parte da Fifa – teria de criar uma liga afiliada à UEFA para entrar na disputa dos torneios continentais.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.