Nervosismo, violência e “pré 7 a 1”: relembre confrontos entre Brasil e Colômbia

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2017 08h00
Quartas de final da Copa 2014 foi a primeira de uma série de jogos tensos entre brasileiros e colombianos

Brasileiros e colombianos, que se enfrentam nesta terça-feira (5) em Barranquilla pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, protagonizaram momentos de rivalidade intensa nos últimos anos.

Essa rivalidade, com um time que até então era freguês histórico da Seleção, começou a ser construída nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, com o jogo pegado que acabou lesionando Neymar e deixando o craque fora da semifinal contra a Alemanha – o fatídico 7 a 1.

O clima entre as duas seleções continuou quente no ano seguinte, na Copa América, quando o Brasil foi derrotado pelos colombianos ainda na fase de grupos. Até durante os Jogos Olímpicos, a partida entre as duas seleções nas quartas de final da competição ficou marcada pelo jogo violento entre os dois times.

Bruno Domingos/Mowa Press

A Jovem Pan relembra os últimos confrontos em jogos oficiais entre Brasil e Colômbia. Confira e ouça os gols das partidas:

2016 – Brasil 2 x 1 Colômbia – Eliminatórias para a Copa do Mundo

Era o segundo jogo de Tite no comando da Seleção e, seguindo o padrão do confronto nos últimos anos, o jogo em Manaus ficou marcado por tensão e faltas. Neymar, vítima favorita dos colombianos, não caiu na pilha e respondeu com muito futebol, marcando um gol e dando uma assistência para Miranda. Marquinhos marcou contra. Este foi o único gol sofrido pelo time de Tite nas Eliminatórias. 

2015 – Brasil 0 x 1 Colômbia – Copa América

Segundo jogo do Brasil na Copa América do Chile teve o nervosismo como ingrediente. Neymar, que já tinha um cartão amarelo, foi expulso após o apito final por conta de uma bolada em Armero, aquele famoso pelas suas danças. E foi com muito rebolado que os colombianos comemoraram o gol de Murillo, após cobrança de falta de Cuadrado.

2014 – Brasil 2 x 1 Colômbia – Copa do Mundo

O primeiro dos confrontos mais intensos entre Brasil e Colômbia aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, na Arena Castelão, em Fortaleza. A vitória, alcançada graças aos gols dos zagueiros Thiago Silva e David Luiz, deu lugar a preocupação poucas horas depois. O lateral Zuñiga deu uma joelhada nas costas de Neymar e quebrou a terceira vértebra do camisa 10, deixando-o de fora dos jogos que o Brasil disputaria em seguida: as derrotas por 7 a 1 para a Alemanha e 3 a 0 para a Holanda.

2007 e 2008 – Brasil 0 x 0 Colômbia – Eliminatórias para a Copa do Mundo

Sem se encontrar em Copa América e sem contar amistosos, brasileiros e colombianos se enfrentaram somente nos anos de 2007 e 2008, pelas Eliminatórias para a Copa de 2010, na África do Sul, e ambas as partidas terminaram em 0 a 0. No jogo de outubro de 2008, o empate sem gols em pleno Maracanã, o terceiro seguido na competição, irritou os torcedores cariocas, que vaiaram a Seleção e pediram a saída do técnico Dunga, ainda na sua primeira passagem.