“O Corinthians a gente anotava na caderneta… Era freguês”, relembra ídolo do São Caetano

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2018 08h00
  • BlueSky
Estadão Conteúdo Adhemar, São Caetano O ex-atacante Adhemar foi um dos maiores jogadores da história do São Caetano

De um lado, o time que venceu a última edição da Série A2, mas está sem divisão no Campeonato Brasileiro e não disputava a elite estadual desde 2013. De outro, o atual campeão paulista e nacional. Na teoria, o duelo entre São Caetano e Corinthians, neste domingo, às 19h30 (de Brasília), no Pacaembu, tem um favorito bem definido. A prática, porém, pode apontar para outro caminho.

Você pode não acreditar, mas o Azulão tem vantagem no retrospecto histórico contra o Corinthians. Em 29 jogos entre as equipes na história, são 11 vitórias alvinegras, cinco empates e 13 triunfos do São Caetano – incluindo, aí, três vitórias por 3 a 0.

“A gente brinca que o Corinthians a gente anotava na caderneta… Era freguês!”, provoca Adhemar, ex-atacante e ídolo do São Caetano, em entrevista exclusiva a Fausto Favara, para a Rádio Jovem Pan. “O jogo mais marcante para mim aconteceu justamente no Pacaembu. O Junior, que hoje é comentarista da Globo, estava estreando como técnico do Corinthians, e a gente enfiou 3 a 0 nos caras, fora o chocolate. Enquanto eles estavam vindo, a gente estava voltando”.

O jogo em questão aconteceu no dia 8 de outubro de 2003 e foi o décimo entre as equipes na história – àquela altura, a vantagem do Azulão no confronto direto com o Timão era de seis vitórias contra duas. O “déficit” alvinegro diminuiu nos últimos anos, quando o São Caetano perdeu força e praticamente “sumiu” no cenário nacional, mas ainda existe – prova do quão dominante era o time do ABC nos duelos contra o Corinthians.

“O auge do São Caetano aconteceu ali no início dos anos 2000, quando o time foi campeão paulista e vice do Brasileiro e da Libertadores. Até 2008, o São Caetano praticamente brigava de igual para igual com os grandes. Depois deu uma caída, mas agora está retomando. Eu fico muito feliz com isso, porque o clube merece. Vamos para cima do Corinthians”, instiga Adhemar.

Mas como números não entram em campo, o Timão é o franco favorito para o jogo deste domingo. Apesar da derrota para a Ponte na estreia do Paulistão, a equipe comandada por Fábio Carille é atual campeã paulista e brasileira, enquanto o Azulão volta à Série A1 após quatro anos e desde 2015 está sem divisão no Nacional.

Algo que assuste Adhemar? Nem pensar! “Vai ser o jogo dos campeões, né? O campeão paulista da Série A1 contra o campeão paulista da Série A2”, constata. “Nós vamos é carimbar a faixa deles, isso sim! Vamos jogar fechadinhos, ganhar por 1 a 0 e retomar aquela freguesia dos anos 2000”.

Se a previsão do ídolo de 45 anos vai se concretizar, só o jogo de logo mais dirá. O duelo está marcado para as 19h30, no Pacaembu. A Jovem Pan, é claro, transmitirá ao vivo.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.