Grêmio vence o Palmeiras no fim, e Flamengo garante o título do Brasileiro

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2019 17h55 - Atualizado em 24/11/2019 17h58
  • BlueSky
FLAVIO CORVELLO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO O Grêmio venceu o Palmeiras por 2 a 1 em São Paulo

O Grêmio surpreendeu o Palmeiras neste domingo (24) ao vencer o time paulista por 2 a 1 em pleno Allianz Parque, em confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Everton Cebolinha e Pepê marcaram para a equipe visitante, enquanto Bruno Henrique fez o único tento dos mandantes. Com o resultado, o Flamengo garantiu o título matematicamente.

Isto, porque o Palmeiras, único clube que poderia tirar a taça do Rubro-Negro, permaneceu nos 68 pontos e caiu para terceira posição. Agora, o Alviverde não consegue mais alcançar o Fla, que tem 81 pontos.

O Tricolor gaúcho, por sua vez, vai aos 59 pontos na tabela, continuando na 4ª posição, dentro da zona de classificação para a próxima edição da Libertadores.

Na próxima rodada, o Palmeiras visita o Fluminense, no Maracanã, na quinta-feira (28). Um dia antes, o Grêmio viaja até o Paraná para encarar o Athletico.

Palmeiras e Grêmio fazem primeiro tempo sonolento

A etapa inicial no Allianz Parque ficou marcada pela morosidade. Precisando do triunfo para manter as chances de título, o Palmeiras assustou pouco e acertou apenas duas bolas no alvo, ambas defendidas com facilidade por Paulo Victor.

Concentrando suas jogadas pela direita, região onde Dudu atua, o Verdão contou apenas com os lampejos do seu camisa 7 para criar as oportunidades. Assim, o time desceu para o vestiário vaiado pelo baixo público presente na arena.

O Grêmio, por sua vez, terminou com 62% de bola, mas não conseguiu agredir a defesa adversária na base do toque de bola. Everton Cebolinha, que normalmente desequilibra com jogadas pessoais, esteve tímido e não incomodou os defensores.

Mano mexe no time, mas jogo segue fraco

Insatisfeito com o rendimento do Palmeiras, Mano Menezes promoveu uma alteração que agradou a torcida: tirou Borja para a entrada de Luiz Adriano. Em campo, no entanto, pouco resultado se viu. Com um meio-campo inoperante, a equipe alviverde seguiu com menos posse de bola e sem furar a defesa adversária.

Por isso, aos 18 minutos, o treinador do Verdão apostou em Willian, atacante mais agudo do que Zé Rafael, que saiu da partida sem ter demonstrado um bom futebol.

Everton abre o placar de pênalti

Cebolinha estava discreto na partida, mas apareceu de maneira importante para tirar o zero do marcador. Aos 23 minutos, o atacante avançou para dentro da área, cortou para trás e foi derrubado por Gustavo Gómez, sofrendo o pênalti. Na cobrança, o próprio Everton bateu no canto esquerdo, de maneira indefensável para Weverton.

Na jogada, Gustavo Gómez acabou sentindo dores na coxa e precisou ser substituído para a entrada de Ramires.

Palmeiras dá o troco na mesma moeda

Em busca de uma “blitz”, o Palmeiras adiantou suas linhas e partiu para cima em busca do empate. Lucas Lima, em batida sem pulo, chegou a tirar o grito de “uhh” da garganta dos palmeirenses. A equipe, no entanto, só conseguiu a igualdade aos 37 minutos, quando Dudu foi atropelado por Bruno Cortez dentro da área.

Na cobrança do pênalti, Bruno Henrique bateu forte no canto, e Paulo Victor caiu para o outro, sem chance para a intervenção.

Grêmio consegue vitória no fim

O time treinado por Renato Gaúcho ficou atrás, aguardando uma brecha do Palmeiras e esperando um contra-ataque para voltar à frente do placar. Aos 47, já nos acréscimos, o Grêmio conquistou a oportunidade que tanto almejava com Pepê, que recebeu de Alisson e tocou com maestria na saída de Weverton.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 2 GRÊMIO

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Ramires), Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Zé Rafael (Willian) e Borja (Luiz Adriano).

Treinador: Mano Menezes.

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon (Michel), Matheus Henrique, Alisson, Luciano (Pepê), Everton e Diego Tardelli.

Treinador: Renato Gaúcho.

Gols: Everton Cebolinha, aos 13 minutos do 2º tempo e PePê, aos 48 do 2º tempo(Grêmio); Bruno Henrique, aos 37 minutos do 2º tempo (Palmeiras)

Cartões amarelos: Thiago Santos (Palmeiras); Matheus Henrique, Diego Tardelli e Pepê (Grêmio)

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.