Presidente do Bahia defende fim dos estaduais em janeiro de 2021

  • Por Jovem Pan
  • 29/04/2020 15h59
Felipe Oliveira/EC Bahia Bellintani: "Defenderei sempre a final das competições. Acho que ainda tem data para isso"

É possível terminar a temporada dos campeonatos estaduais. Essa é a avaliação de Guilherme Bellintani, presidente do Bahia. Segundo o cartola, seria possível viabilizar o retorno dos torneios antecipando um pouco a temporada e realizando as fases finais ainda em janeiro, época em que normalmente os clubes brasileiros ainda estão em fase de pré-temporada. Ele reconhece que o ano será bem cheio, com a realização da Copa América, mas acredita que seja possível.

“Defenderei sempre a final das competições. Acho que ainda tem data para isso. A gente tinha antes o planejamento de Copa América, as datas Fifas serão compatibilizadas com os campeonatos. A partir que as competições voltem, é possível. É perfeitamente possível, lógico que com um esforço grande e até com o calendário sendo encerrado em janeiro”, disse Bellintani em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia.

A situação dos clubes menores, porém, deixa Bellitani em dúvida. Grande parte das equipes enfrenta problemas com a renovação e sustentação de contratos com seus principais elencos – outras, disputam apenas os estaduais, e estão sem um horizonte em relação à sua situação financeira após a pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Vamos lutar para que isso aconteça. Mas a gente sabe das dificuldades dos times do interior, que já tiveram contratos encerrados com jogadores. É um drama, a gente precisa ver se resolve e se há solução. Mas, da parte do Bahia e do calendário, estamos prontos para disputar até o final. A primeira que tem de ser disputada é do Campeonato Baiano, porque o Bahia não vai viajar e nem o adversário. Naturalmente, se precisar de viagens, são curtas, de ônibus. Então é um campeonato factível de terminar”.

Salários

Bellintani também comentou a situação financeira do clube em meio à pandemia. Os atletas, comissão técnica e diretoria tiveram o salário reduzido em 25%.

“já fechamos esse acordo com eles, que foram muito parceiros do clube a gente entendeu que era o momento de cada um fazer suas concessões, os atletas também entenderam isso, e a gente só vai voltar a pagar o salário integral quando os jogos voltarem”, afirmou”.

Quanto ao seu próprio salário, o presidente preferiu abrir mão dos pagamentos até o retorno dos jogos. “Eu não só tive meu salário reduzido como não receberei meu salário porque entendo que a prioridade é pagar o salário dos funcionários do clube, dos atletas e obrigações básicas do Bahia. Eu não receberei o salário até o fim da pandemia”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.