Intenso, Santos é o time com mais ‘pegada’ no Campeonato Brasileiro; veja números
O estilo de jogo implantado pelo treinador Jorge Sampaoli no Santos é baseado na posse de bola, mas também em muita intensidade no momento defensivo, ou seja, quando o time está se defendendo. A gana e a vontade de recuperar a bola são caraterísticas do Peixe, que está entre as principais equipes do Brasileirão nos quesitos desarmes, faltas cometidas e interceptações.
De acordo com dados do site Footstats, especializado em estatísticas de futebol, o time da Vila Belmiro é o que mais comete faltas nesta edição do Campeonato Brasileiro, com 159 em 9 rodadas, batendo uma média de 17,7 infrações por partida.
Se para o jogo tentando recuperar a bola, o Santos também consegue por muitas vezes tomá-la dos adversários. A equipe da baixada é a segunda que mais desarma, com 165. Apenas o Flamengo está à frente no fundamento, contabilizando 174.
No quesito interceptações, o Santos também é o segundo mais forte até aqui, com 32 no torneio. Jean Lucas, inclusive, é um destaques do time nesta função, com sete.
A “pegada” dos comandados de Sampaoli faz parte da estratégia do argentino, que preza pela manutenção da posse bola. Agressivo, o time costuma roubar a bola rapidamente, com a intenção de manter o controle do jogo.
A frase “amor pelo balón” é uma das mais repetidas pelo técnico nas entrevistas. Neste ponto, o Peixe também domina no nacional. Em média, os santistas ficam com a bola em 57% do tempo, liderando o ranking.
O Santos faz boa campanha, ocupando o segundo lugar do campeonato, com 20 pontos na tabela.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.