Com baixa intensidade, São Paulo piora saldo negativo em clássicos desde 2015

  • Por Jovem Pan
  • 28/01/2019 08h54 - Atualizado em 28/01/2019 08h55
Ivan Storti/Santos FC Ataque do São Paulo foi parado pela marcação intensa do Santos

O São Paulo tem fracassado em clássicos desde 2015. Já são quatro temporadas seguidas perdendo a maioria dos duelos contra os rivais. Neste domingo (27), contra o Santos, o Tricolor fracassou de novo e foi derrotado por 2 a 0. A explicação para isso passa pela falta de intensidade e concentração neste tipo de jogo.

Esse problema ficou bastante nítido no jogo contra o Santos, porque o técnico Jorge Sampaoli exige muita intensidade dos seus jogadores. Isso já tinha ficado claro em treinos e agora foi mostrado em campo. Os jogadores do Santos não pararam de correr em nenhum momento da partida, sempre atacando com velocidade e marcando de perto. Quando perdiam a bola, os santistas já apertavam o São Paulo para recuperá-la. A disposição e vontade impressionaram, tanto que a torcida começou a comemorar até desarmes no Estádio do Pacaembu.

Já o São Paulo jogou em um ritmo muito pior. Em nenhum momento a equipe conseguiu igualar a partida nesse quesito de disposição e intensidade. A qualidade técnica do ataque não foi suficiente para superar os santistas, porque no futebol atual é preciso algo mais. É necessário entender a dimensão de um clássico e jogar com mais vontade que o habitual.

Isso não é um problema novo, pois o São Paulo já mostrou a falta de intensidade em muitos clássicos recentes. A última vez que o São Paulo teve um bom saldo em clássicos foi em 2014, quando conquistou 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Depois disso, nos últimos 4 anos, o saldo sempre foi negativo.

Veja os números:

2015: 2 vitórias, 3 empates e 7 derrotas em clássicos
2016: 2 vitórias, 2 empates e 5 derrotas em clássicos
2017: 3 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em clássicos
2018: 3 vitórias, 2 empates e 6 derrotas em clássicos

Claro que questões táticas e técnicas também fizeram diferença nestes resultados tão ruins. Mas a falta de intensidade foi o pior problema contra o Santos e precisa ser corrigida para que o São Paulo não tenha mais um saldo negativo nos clássicos de 2019.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.