Cuca age rápido, muda posicionamento de Pato e é decisivo em vitória

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2019 08h50
Rubens Chiri / saopaulofc.netPato fez o primeiro gol do São Paulo

Bastou um jogo para Cuca perceber que Alexandre Pato não renderia o ideal jogando como centroavante do São Paulo. O técnico agiu rápido, conversou com o jogador, mudou o posicionamento dele e com isso garantiu a vitória sobre o Goiás, nesta quarta-feira (1), pelo Campeonato Brasileiro. Pato jogou bem e fez um dols gols da vitória por 2 a 1.

Na reestreia do São Paulo, Pato teve uma atuação apagada e ficou evidente que o posicionamento dele poderia ser um problema. Cuca não foi teimoso, percebeu que o time podia melhorar e fez a mudança. Toró virou o centroavante titular. E Pato assumiu a vaga de Igor Gomes, jogando como meia-atacante, com liberdade para se movimentar entre diversos setores do campo.

Depois da vitória, Pato contou que a alteração aconteceu por causa de uma conversa com Cuca: “conversei com professor e ele falou de me colocar um pouquinho mais atrás. Ele me chamou na sala dele, tivemos essa conversa. Ele perguntou para mim se eu poderia jogar no meio. Eu disse que sim, que já fiz isso na Espanha, na China e até no Milan. Aqui é coletivo. Se ele pedir para eu jogar de atacante, de segundo ou aberto, é opção do treinador e eu tenho que respeitar. A conversa vai ajudar bastante. O grupo é maior que qualquer um”.

Cuca também falou sobre o posicionamento de Pato e disse que por enquanto não deve escalá-lo como ponta, apesar dele ter feito sucesso no São Paulo jogando nessa posição, na primeira passagem.

“Pato ficou cinco meses sem jogar. Eu não consigo ver ele jogando pelo lado do campo até ele ter uma condição física ideal. Hoje a velocidade é muito grande. Você não precisa ser um marcador, mas precisa passar a linha da bola algumas vezes. Eu já conversei com ele sobre isso. O melhor caminho para ele é trabalhar a bola por dentro, sendo segundo atacante, como foi hoje. Muitas vezes o primeiro, como fez no lance do gol. Dando essa diversificada como ele deu, junto com Toró, que tem a velocidade como seu forte, um completa o outro. Saíram porque cansaram, mas são ideais que a gente vem pondo em prática”, explicou Cuca.

Com a vitória, o São Paulo assumiu a liderança do Brasileirão, com 6 pontos. Na próxima rodada o Tricolor vai enfrentar o Flamengo em casa, no domingo (5), às 16h (de Brasília).