Sorteio define repescagem na Europa; Suécia e Itália se enfrentam por uma vaga na Copa

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 17/10/2017 10h31 - Atualizado em 17/10/2017 10h59
Soren Andersson / EFE Suécia tirou a Holanda da Copa e não terá vida fácil na repescagem

A Fifa realizou nesta terça-feira (17) o sorteio que definiu os confrontos da repescagem europeia para a Copa do Mundo de 2018. O destaque fica por conta do confronto entre a tetracampeã Itália contra a Suécia.

Os suecos, que tiraram a Holanda da disputa da repescagem, novamente terá um jogo muito complicado para voltar a uma Copa do Mundo. Na última edição, o time liderado por Ibrahimovic parou diante de Portugal e não veio para o Mundial no Brasil. Desta vez, o confronto é contra a única campeã mundial que ainda não está classificada para a Copa.

Grécia e Croácia fará o segundo jogo mais importante desta fase. Ambos os times estiveram na Copa do Mundo de 2014, com os croatas fazendo o jogo de abertura contra o Brasil em São Paulo. Os outros dois confrontos desta fase será entre Irlanda do Norte x Suíça, que liderava o Grupo até enfrentar Portugal e perder a vaga direta, e Dinamarca x Irlanda.

O sorteio desta terça, cujas bolinhas nos potes foram tiradas pelo ex-jogador da seleção espanhola Fernando Hierro, também definiu os mandantes dos confrontos de ida deste mata-mata, no qual os italianos atuarão primeiro em solo sueco antes de decidirem classificação para o Mundial em casa.

Além da Itália, as seleções de Suíça, Grécia e Irlanda terão a vantagem de fazer o duelo de volta deste mata-mata como mandantes. Antes disso, porém, Irlanda do Norte, Croácia, Dinamarca e a própria Suécia tentarão aproveitar o fator campo para conquistarem vitórias antes de decidirem seus respectivos futuros como visitantes.

Estes oito países envolvidos nesta repescagem foram os oito melhores vice-líderes da fase de grupos das Eliminatórias Europeias e agora tentam assegurar classificação ao Mundial por meio do mata-mata. As quatro seleções que triunfarem nesta fase derradeira do qualificatório farão parte do sorteio do Mundial, cujas chaves serão determinadas em uma cerimônia marcada para 1º de dezembro, em Moscou, na Rússia.

Os times se enfrentarão duas vezes. O primeiro jogo será entre os dias 9 e 11 de novembro e a partida de volta entre 12 e 14 do mesmo mês.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.