Times paulistas exageram no esforço para ter Pato por causa de carências
Alexandre Pato surgiu como “futuro craque” na década passada, mas teve poucos momentos de brilho quando jogou na Europa. Depois voltou ao Brasil e fracassou no Corinthians. Viveu boa fase no São Paulo, ficou lá por 1 ano e meio, mas saiu sem conquistar sequer 1 título. Depois fracassou na Europa novamente e só reencontrou o bom futebol na China, em um campeonato de nível técnico questionável. Então é difícil entender por que 3 times paulistas estão fazendo tanto esforço para contratá-lo.
A explicação mais cabível é que Palmeiras, Santos e São Paulo estão com muitas carências. São problemas diferentes, mas que levam ao mesmo ponto: Alexandre Pato, mesmo não sendo o craque que prometia virar, surge como solução superestimada.
No Palmeiras, favorito para contratá-lo neste momento, o que falta é um centroavante. Pato não teria muito espaço para jogar pelas pontas, pois Dudu e Gustavo Scarpa estão se destacando demais. Mas ele teria facilidade para concorrer com Borja, Deyverson e Arthur Cabral. O colombiano está em péssima fase e deve virar 3ª opção do time. Arthur é muito jovem para o tamanho do desafio palmeirense nesta temporada. E Deyverson, apesar de boas atuações, gera desconfiança por causa do temperamento incontrolável.
Já a carência do São Paulo é de títulos. Desde 2012 o Tricolor não conquista um campeonato sequer. E em 2019 o time já acumulou momentos ruins, como a eliminação precoce na Copa Libertadores e 3 derrotas em clássicos. Então Pato é visto como um “salvador” para muitos torcedores. Ele também ajudaria a limpar um pouco da imagem da diretoria, que tem errado demais nas contratações e vendas. Por fim, vale relembrar a boa passagem de Pato pelo São Paulo. Após um início irregular, ele virou o artilheiro da equipe, mesmo jogando pelas pontas.
No Santos a carência também é técnica. Apesar do Peixe estar fazendo uma ótima campanha no Campeonato Paulista, a diretoria está devendo para Sampaoli a contratação de um atacante experiente. Desde que chegou, o argentino pediu um jogador com esse perfil. Enquanto esse atleta não chega, o técnico parece estar insatisfeito com o desempenho de Rodrygo e ainda não encontrou o parceiro ideal para Derlis González na frente. Sampaoli elogiou Pato nesta terça-feira (26): “conheço muito o Pato, que enfrentei na Espanha, quando ele jogava no Villareal. A verdade é que nos daria muita qualidade”.
A notícia mais recente sobre Pato é que o Palmeiras ganhou muito espaço na negociação, pois apresentou a melhor proposta salarial. O Verdão ofereceu um contrato curto de produtividade, com salário superior ao oferecido pelo São Paulo. Se Pato for bem, receberá uma oferta de contrato com salário semelhante ao do atacante Dudu, principal jogador do clube. A negociação não está fechada, principalmente porque Pato prefere jogar no São Paulo. Mas o clube tricolor provavelmente terá que cobrir a oferta palmeirense. O Santos também pode fazer isso, mas está com piores condições financeiras. A disputa pode acabar nesta quarta-feira (27) ou se estender até o final da semana, mas provavelmente veremos mais exageros.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.