Times paulistas formam centroavantes promissores, mas não utilizam no time principal
O futebol brasileiro está carente de centroavantes há muitos anos. É cada vez mais raro ver um “camisa 9” ser revelado e se firmar no futebol profissional. No futebol paulista surgiram 4 atletas promissores recentemente, mas eles devem ser pouco aproveitados por seus clubes em 2019.
A novidade do momento é Gabriel Novaes, que foi artilheiro e campeão da Copinha de 2019, com 10 gols. Ele renovou contrato com o São Paulo, mas não deve ser aproveitado no time principal, como já era possível prever. De acordo com o site Globoesporte, o São Paulo está negociado para emprestá-lo ao Barcelona B por um ano e meio, com passe fixado. Ou seja, ele poderá ser comprado pelo time espanhol sem nunca ter atuado no time principal do Tricolor.
O centroavante Papagaio, do Palmeiras, vive uma situação parecida. Ele se destacou nas competições sub-20 de 2018 e está com a Seleção Brasileira no Sul-Americano da categoria. Quando ele voltar, não há espaço para ele no Palmeiras, que conta com outros 3 centroavantes (Borja, Deyverson e Arthur Cabral). Então Papagaio será emprestado ao Atlético-MG em 2019.
Outro destaque da Copinha foi o centroavante Nathan, do Corinthians. Ele começou o torneio como reserva, mas ganhou a posição de titular e foi vice-artilheiro do torneio, com 8 gols. Ele já tinha chamado atenção em 2018, principalmente por ser alto (1,90m) e ter bom posicionamento. Mas deve ficar mais um ano no sub-20, pois não há espaço para ele no time profissional. Boselli, Vagner Love e Gustagol vão fazer uma disputa interessante pela posição de titular no ataque do Timão.
No Santos o centroavante promissor é Yuri Alberto, de apenas 17 anos. Ele chamou atenção nas categorias de base rapidamente e já foi promovido no ano passado. Mas o técnico Jorge Sampaoli não pretende utilizá-lo por enquanto. A preferência é por um atacante experiente, que ainda será contratado. Yuri deve atuar em poucos jogos, apenas quando outras opções do ataque não estiverem disponíveis. E ainda existe a chance de Sampaoli montar o time titular sem um centroavante, como fez no clássico deste domingo (27), contra o São Paulo, que resultou em uma atuação muito elogiada.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.