Traiçoeira? Como chegada de Neymar pode tirar Lucas dos planos do PSG

  • Por Jovem Pan
  • 03/08/2017 11h42 - Atualizado em 03/08/2017 14h22
  • BlueSky
C.Gavelle/PSG/Divulgação Lucas Moura teve, em 2016/17, a sua melhor temporada no PSG. A longo prazo, no entanto, chegada de Neymar pode prejudicá-lo

À primeira vista, a chegada de Neymar ao PSG parece ótima para Lucas Moura. Nascidos em 1992, os dois jogaram juntos no futebol brasileiro, foram companheiros de Seleção e são muito amigos. Segundo a imprensa espanhola, inclusive, uma das exigências de Neymar para fechar com o clube francês era a de que Lucas não fosse vendido – como vinha sendo especulado pela mídia europeia. A médio/longo prazo, no entanto, a ida do ex-jogador do Barcelona a Paris pode sacramentar o fim da passagem de Lucas Moura pelo PSG.

Quem defende essa tese é Bruno Prado, comentarista da Rádio Jovem Pan. Em contato exclusivo com o Jovem Pan Online, o jornalista explicou que a contratação de Neymar pelo PSG tem tudo para tornar Lucas Moura um jogador incompatível com os planos do clube francês para o futuro – o ex-são-paulino, contratado em 2012 por 40 milhões de euros, tem vínculo com o time de Paris até junho de 2019.

“A chegada do Neymar pode trazer coisas boas e ruins ao Lucas. A curto prazo, pode trazer algo bom, pela amizade e tudo mais… O Neymar chega com força, com moral, e deve tentar buscar mais espaço para o Lucas no time. Mas, a longo prazo, eu acho que o Lucas vai perder espaço”, afirmou Bruno Prado.

“O Lucas é um bom jogador, mas não evoluiu em alguns aspectos importantes para se tornar um grande nome na Europa. Ele é útil, isso é inegável. Mas, agora, com a chegada do Neymar, o PSG deve dar um salto de qualidade, mudar de patamar. Então, eu imagino que a força do PSG no mercado será diferente. Dinheiro o clube sempre teve. Agora, vai ter um dos grandes jogadores do mundo como chamariz para outros craques. Nessa nova realidade, o PSG deve buscar reforços de outro patamar, jogadores que deram o salto que o Lucas não deu”, acrescentou.

Nesse cenário, Lucas Moura teria de ceder espaço a jogadores ‘top’ do mundo – status este que o próprio PSG quer alimentar com a contratação de Neymar. “Se o PSG realmente subir de patamar para rivalizar com Real Madrid, Barcelona e Bayern, como quer, não haverá espaço para o Lucas no time a médio/longo prazo. Ele vai acabar jogando cada vez menos, e aí seria mais interessante se transferir. Hoje, ele teria tranquilamente espaço em outras equipes da Europa. Numa Roma, num Liverpool, num Arsenal…”, explicou Prado.

Reprodução / Twitter / PSG

A tese faz sentido.

Lucas teve, em 2016/17, a sua melhor temporada no PSG. Foram 53 jogos (41 deles como titular) e 19 gols, melhor marca da carreira. Mesmo assim, no entanto, até pouco tempo atrás o brasileiro tinha o nome envolvido em especulações sobre possíveis transferências na janela de verão. Prova de que a forte concorrência (fomentada por nomes como Di María e Draxler), somada ao seu estilo de jogo (baseado nas jogadas em velocidade, eficaz apenas em alguns tipos de partida), nunca o tornaram unanimidade no Parque dos Príncipes.

“O Lucas não é fundamental nem no atual PSG, que é um time dominante na França, mas que ainda não conseguiu passar das quartas de final da Champions. Ele é uma peça boa, e só. Nunca conseguiu sequer ser titular absoluto”, constatou Bruno Prado. “Ele ficou muito limitado a ser um cara de velocidade, para jogar pelo lado do campo. É um cara ótimo para quando o time quer jogar no contra-ataque, mas não tanto quando precisa furar defesas fechadas.”

“Ele não mudou tanto desde que chegou ao PSG. Continuou sendo um jogador muito rápido, habilidoso, mas de poucos gols, que precisa de espaço para correr. Aí, em um time que pretende ser um dos três maiores do mundo, tende a perder espaço. Eu acho que uma transferência faria bem ao Lucas, até para o desenvolvimento da carreira dele”, finalizou.

Lucas Moura tem 24 anos e possui contrato com o PSG até junho de 2019. Já atuou em 223 jogos com a camisa do clube francês e marcou 45 gols. Num passado não tão distante, foi apontado como alvo de Inter de Milão e Manchester United. Há poucos dias, esteve na mira do Liverpool. O futuro, com a chegada de Neymar, deve ter seus próximos capítulos escritos no PSG. Resta saber até quando…

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.