Tudo definido! Conheça as 32 seleções que vão participar da Copa do Mundo da Rússia

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2017 06h00 - Atualizado em 16/11/2017 06h12
Montagem / DivulgaçãoArgentina, Alemanha e França são as principais ameaças ao hexa da Seleção Brasileira na Rússia em 2018

A repescagem para a Copa do Mundo de 2018 chegou ao fim na madrugada desta quinta-feira (16). O Peru levou a melhor sobre a Nova Zelândia, por 2 a 0, e assegurou a última vaga para o Mundial, que será disputado entre os dias 14 de junho e 15 de julho do próximo ano. Assim como acontece desde 1998, serão 32 seleções na disputa do troféu mais cobiçado do futebol. Conheça os participantes e como eles carimbaram o passaporte para a Rússia:

América Central e do Norte

México, Costa Rica e Panamá

A seleção mexicana se garantiu na Copa do Mundo de 2018 em setembro, com três rodadas de antecedência. A segunda vaga ficou com a Costa Rica, que em outubro empatou com Honduras e confirmou a classificação. A terceira e última vaga da Concacaf ficou com o Panamá, que fará sua estreia em Mundiais em 2018. A classificação panamenha aconteceu na última rodada com uma vitória emocionante sobre a Costa Rica, deixando para trás os Estados Unidos.

América do Sul

Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru

A primeira seleção a se garantir na Copa do Mundo via Eliminatórias foi a brasileira. A classificação foi confirmada em março deste ano, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai. Uruguai, Argentina e Colômbia confirmaram as outras três vagas diretas para o Mundial apenas na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas, disputada no mês de outubro. O Peru se classificou na repescagem diante da Nova Zelândia.

África

Nigéria, Egito, Senegal, Marrocos e Tunísia

A Nigéria foi a primeira seleção africana a se classificar para o Mundial da Rússia. A confirmação da vaga aconteceu em outubro. Na sequência veio o Egito, que venceu o Congo com um gol de pênalti aos 50 minutos da etapa final. Em novembro foi a vez do Senegal se classificar, ao bater a África do Sul. Marrocos, que não disputava de um mundial desde 1998, e Tunísia, que estava fora desde 2006, completaram as outras vagas do continente.

Ásia

Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Austrália

A primeira seleção asiática a confirmar vaga no Mundial da Rússia foi o Irã, em junho. O time comandado deixou para trás a Coreia do Sul e terminou as Eliminatórias sem perder. O Japão foi o segundo time a se garantir, ao passar pela Austrália. A terceira vaga ficou com a Coreia do Sul, que passou pelo Uzbequistão e a última direta com a Arábia Saudita. A Austrália, que apesar de ser da Oceania disputa o torneio classificatório na Ásia, se classificou na repescagem contra Honduras.

Europa

Rússia, Alemanha, Espanha, Inglaterra, França, Portugal, Polônia, Bélgica, Sérvia, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca

A Rússia, por ser o anfitrião, não disputa as Eliminatórias e tem vaga garantida no Mundial. Alemanha, Espanha, Inglaterra e Bélgica confirmaram suas classificações em outubro e terminaram as Eliminatórias sem perder. – a Alemanha, inclusive, marcou 43 gols e sofreu apenas quatro. Polônia, Sérvia, Islândia, França e Portugal foram as outras seleções que garantiram vaga direta para a Rússia.

Na repescagem, disputada pelos segundos colocados dos 10 grupos das Eliminatórias Europeias, a Croácia eliminou a Grécia, enquanto a Suíça bateu a Irlanda. No confronto mais equilibrado e surpreendente da fase, a Suécia deixou a tetracampeã Itália fora do Mundial, e por último, a Dinamarca atropelou a Irlanda do Norte e assegurou a última vaga da Europa para a Copa do Mundo de 2018.