O que está em disputa na última rodada da fase de grupos da Champions?
Após três meses repletos de jogos emocionantes e resultados surpreendentes, a Liga dos Campeões chega à última rodada da fase de grupos nesta terça-feira (5) com muita coisa em disputa ainda. Quem avança às oitavas de final? Quem vai se contentar com a vaga para a Liga Europa?
Há ainda os recordes. Será que o PSG vai golear novamente e e isolar ainda mais como o melhor ataque da história da primeira fase? E Cristiano Ronaldo, conseguirá bater o seu próprio recorde de gols na primeira fase e reinar na artilharia histórica da competição?
A Jovem Pan preparou um guia da última rodada de grupos e comenta quem ainda tem chances de ir para o mata-mata da principal competição de clubes do mundo. Confira:
Chocolate ou vodka?
As chances do Manchester United, com 12 pontos, não se classificar no grupo A são mínimas (exigiria ser goleado em casa por, pelo menos, 7 a 0). A briga pela outra vaga fica nas mãos de Basel e CSKA, empatados com nove pontos.
Apesar de estar em terceiro, a missão é mais fácil para o time suíço, que enfrenta o lanterna Benfica em Lisboa, enquanto o CSKA estará em Manchester tentando arrancar algum ponto do time de Mourinho. Os russos precisam vencer e torcer por um empate do Basel.
Em busca da perfeição
Bayern e Paris Saint-Germain fazem o jogo mais aguardado da rodada, mais pela qualidade dos times do que pela disputa no grupo em si. O PSG viaja tranquilo até Munique e mais uma vitória apenas confirmaria a grande fase que vive na Europa, terminando o semestre com 100% de aproveitamento na Champions. O Bayern também já está classificado e tem como motivação se vingar do 3 a 0 que tomou no primeiro encontro e até mesmo assumir a liderança do grupo, caso vença por quatro gols de diferença.
Disputa equilibrada
O grupo C foi um dos mais equilibrados na competição até aqui. No momento, a diferença do líder Chelsea para o terceiro lugar, o Atlético de Madrid, é de apenas quatro pontos. O clube inglês está garantido nas oitavas, porém, se a Roma vencer o fraco Qarabag, qualquer tropeço diante do Atlético derruba o time de Antonio Conte para a segunda colocação. Por outro lado, se os espanhóis vencerem e quem vacilar for a Roma, teremos Diego Simeone avançando para as oitavas.
Respirando aliviado
Se tem alguém tranquilo nesta rodada é o Barcelona. O time vem de dois empates sem gols e está três pontos à frente da Juventus, além da vantagem no confronto direto. Sua liderança está garantida, mesmo que o Sporting vença no Camp Nou. Esse surpreendente resultado classifica o time português apenas se a Juve tropeçar diante do Olympiacos que, apesar de lanterna, conseguiu arrancar um empate do Barça.
Nada resolvido!
Olhos atentos ao equilibrado Grupo E, que tem como líder o Liverpool, mas com Sevilla e Spartak na sua cola. O time russo é o adversário dos ingleses desta quarta-feira e já assustou o Sevilla com um 5 a 1 na Espanha. Se o Sevilla seguir o prognóstico e vencer o Maribor na Eslovênia, um empate do Spartak derruba o Liverpool para segundo. Já uma vitória coloca o time de Klopp na Liga Europa. O Sevilla volta ao torneio onde foi tricampeão apenas se for derrotado e se o Spartak também sair com a vitória na Inglaterra.
Assistindo de camarote
Se tem com um time que está “de boa” nesta rodada é o Manchester City, outro 100% na competição. O time enfrenta o Shakhtar e se a derrota vier não mudará nada em questões de tabela. Mas quem ficaria muito agradecido com uma vitória do City é o Napoli, que está em terceiro e conta a derrota do time ucraniano para se classificar, além, claro, de vencer o zerado Feyenoord na Holanda.
Vinho do Porto ou Energético?
Com o Besiktas já classificado, a disputa no Grupo G fica entre o Porto e RB Leipzig, empatados em sete pontos. Vantagem para os portugueses, que venceram o confronto direto contra os Touros Vermelhos e se classificam mesmo se os dois jogos terminarem empatados. A missão do Leipzig é um pouco mais tensa: enfrentará o Besiktas na Turquia, enquanto o Porto recebe o Monaco, semifinalista do ano passado e “saco de pancadas” nesta temporada.
Valendo recorde!
Com as duas colocações já definidas (Tottenham não tem chances de ser ultrapassado pelo Real Madrid por conta do confronto direto), a rodada no Grupo H servirá apenas para observar o show de Henry Kane contra o Apoel e de Cristiano Ronaldo contra o Borussia Dortmund.
Na véspera de receber a Bola de Ouro, o craque português terá a chance de igualar o seu recorde de gols na fase de grupos. Ele chega ao confronto com oito gols marcados e precisaria fazer mais três para repetir a marca de 2015, quando se tornou o maior artilheiro da história da fase de grupos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.