O que está em disputa na última rodada da fase de grupos da Champions?

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2017 09h00
Divulgação UEFACristiano Ronaldo pode igualar recorde de gols na primeira fase da Champions

Após três meses repletos de jogos emocionantes e resultados surpreendentes, a Liga dos Campeões chega à última rodada da fase de grupos nesta terça-feira (5) com muita coisa em disputa ainda. Quem avança às oitavas de final? Quem vai se contentar com a vaga para a Liga Europa?

Há ainda os recordes. Será que o PSG vai golear novamente e e isolar ainda mais como o melhor ataque da história da primeira fase? E Cristiano Ronaldo, conseguirá bater o seu próprio recorde de gols na primeira fase e reinar na artilharia histórica da competição?

A Jovem Pan preparou um guia da última rodada de grupos e comenta quem ainda tem chances de ir para o mata-mata da principal competição de clubes do mundo. Confira:

Chocolate ou vodka?

As chances do Manchester United, com 12 pontos, não se classificar no grupo A são mínimas (exigiria ser goleado em casa por, pelo menos, 7 a 0). A briga pela outra vaga fica nas mãos de Basel e CSKA, empatados com nove pontos.

Apesar de estar em terceiro, a missão é mais fácil para o time suíço, que enfrenta o lanterna Benfica em Lisboa, enquanto o CSKA estará em Manchester tentando arrancar algum ponto do time de Mourinho. Os russos precisam vencer e torcer por um empate do Basel. 

Michael Lang fez o único gol da vitória Basel 1 a 0 Manchester United

Grupo A (terça-feira): Benfica x Basel / United x CSKA

Em busca da perfeição

Bayern e Paris Saint-Germain fazem o jogo mais aguardado da rodada, mais pela qualidade dos times do que pela disputa no grupo em si. O PSG viaja tranquilo até Munique e mais uma vitória apenas confirmaria a grande fase que vive na Europa, terminando o semestre com 100% de aproveitamento na Champions. O Bayern também já está classificado e tem como motivação se vingar do 3 a 0 que tomou no primeiro encontro e até mesmo assumir a liderança do grupo, caso vença por quatro gols de diferença.

De costas, Cavani cumprimenta Neymar

Grupo B (terça-feira): PSG x Bayern / Celtic x Anderlecht

Disputa equilibrada

O grupo C foi um dos mais equilibrados na competição até aqui. No momento, a diferença do líder Chelsea para o terceiro lugar, o Atlético de Madrid, é de apenas quatro pontos. O clube inglês está garantido nas oitavas, porém, se a Roma vencer o fraco Qarabag, qualquer tropeço diante do Atlético derruba o time de Antonio Conte para a segunda colocação. Por outro lado, se os espanhóis vencerem e quem vacilar for a Roma, teremos Diego Simeone avançando para as oitavas.

Futebol Liga dos Campeões Chelsea Atlético de Madrid

Grupo C (terça-feira): Chelsea x Atlético de Madrid / Roma x Qarabag

Respirando aliviado

Se tem alguém tranquilo nesta rodada é o Barcelona. O time vem de dois empates sem gols e está três pontos à frente da Juventus, além da vantagem no confronto direto. Sua liderança está garantida, mesmo que o Sporting vença no Camp Nou. Esse surpreendente resultado classifica o time português apenas se a Juve tropeçar diante do Olympiacos que, apesar de lanterna, conseguiu arrancar um empate do Barça.

Alberto Estévez / EFE

Grupo D (terça-feira): Barcelona x Sporting / Olympiacos x Juventus

Nada resolvido!

Olhos atentos ao equilibrado Grupo E, que tem como líder o Liverpool, mas com Sevilla e Spartak na sua cola. O time russo é o adversário dos ingleses desta quarta-feira e já assustou o Sevilla com um 5 a 1 na Espanha. Se o Sevilla seguir o prognóstico e vencer o Maribor na Eslovênia, um empate do Spartak derruba o Liverpool para segundo. Já uma vitória coloca o time de Klopp na Liga Europa. O Sevilla volta ao torneio onde foi tricampeão apenas se for derrotado e se o Spartak também sair com a vitória na Inglaterra.

Grupo E (quarta-feira): Maribor x Sevilla / Liverpool x Spartak Moscou

Assistindo de camarote

Se tem com um time que está “de boa” nesta rodada é o Manchester City, outro 100% na competição. O time enfrenta o Shakhtar e se a derrota vier não mudará nada em questões de tabela. Mas quem ficaria muito agradecido com uma vitória do City é o Napoli, que está em terceiro e conta a derrota do time ucraniano para se classificar, além, claro, de vencer o zerado Feyenoord na Holanda.

Kevin de Bruyne celebra o gol marcado na vitória Manchester City 2 a 0 Shakhtar Donetsk

Grupo F (quarta-feira): Feyenoord x Napoli / Shakhtar x Manchester City

Vinho do Porto ou Energético?

Com o Besiktas já classificado, a disputa no Grupo G fica entre o Porto e RB Leipzig, empatados em sete pontos. Vantagem para os portugueses, que venceram o confronto direto contra os Touros Vermelhos e se classificam mesmo se os dois jogos terminarem empatados. A missão do Leipzig é um pouco mais tensa: enfrentará o Besiktas na Turquia, enquanto o Porto recebe o Monaco, semifinalista do ano passado e “saco de pancadas” nesta temporada.

Timo Werner, Red Bull Leipzig, celebra o gol anotado ante o Monaco

Grupo G (quarta-feira): RB Leipzig x Besiktas / Porto x Monaco

Valendo recorde!

Com as duas colocações já definidas (Tottenham não tem chances de ser ultrapassado pelo Real Madrid por conta do confronto direto), a rodada no Grupo H servirá apenas para observar o show de Henry Kane contra o Apoel e de Cristiano Ronaldo contra o Borussia Dortmund.

Na véspera de receber a Bola de Ouro, o craque português terá a chance de igualar o seu recorde de gols na fase de grupos. Ele chega ao confronto com oito gols marcados e precisaria fazer mais três para repetir a marca de 2015, quando se tornou o maior artilheiro da história da fase de grupos.

Grupo H (quarta-feira): Real Madrid x Borussia Dortmund / Tottenham x Apoel