Gabão será sede da próxima edição da Copa Africana de Nações, em 2017

  • Por Agência EFE
  • 08/04/2015 18h31
Reprodução/Twitter Gabão foi anunciado como sede durante a Assembleia Geral da CAF

O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, anunciou nesta quarta-feira durante a Assembleia Geral da entidade, no Cairo, que a próxima edição da Copa Africana de Nações, em 2017, acontecerá no Gabão.

A candidatura gabonesa foi escolhida segundo os votos do Comitê Executivo da CAF e em detrimento das outras duas aspirantes, Gana e Argélia, depois que os outros dois países aspirantes e o vencedor realizaram uma pequena apresentação.

O Gabão receberá o torneio pela segunda vez em cinco anos. Em 2012, o país foi coorganizador da CAN junto com a Guiné Equatorial, que voltou a ser sede na última edição, no começo deste ano.

Há quatro anos, a eleito para receber o torneio em 2017 foi a África do Sul, que, no entanto, teve que sediá-la ainda em 2013 para substituir a Líbia, retirada devido à violência em seu território, como explicou a Fifa em comunicado.

Devido à intensificação dos combates, os líbios também não puderam pleitear a organização da competição neste ano, ainda de acordo com a nota. Dessa forma, os concorrentes foram Egito, Quênia, Sudão, Zimbábue, Argélia, Gana e Gabão. Após várias desqualificações e renúncias, restaram as três últimas candidaturas.

A edição deste ano, disputada em janeiro, aconteceu na Guiné Equatorial, depois da desistência do Marrocos com medo da epidemia de ebola no continente. A decisão custou aos marroquinos a suspensão das edições de 2017 e 2019 da CAN, embora a punição tenha sido derrubada na última quinta-feira pela Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.