Gabriel Medina vence e avança na última etapa do Mundial de Surfe

  • Por Jovem Pan
  • 12/12/2014 20h19
Reprodução/Site oficial O brasileiro Gabriel Medina venceu sua bateria na estreia da Pipeline Masters e garantiu a vaga na terceira rodada

Gabriel Medina venceu, na noite desta sexta-feira (12), a bateria de número 6 na estreia da última etapa do Mundial de Surfe. O brasileiro conseguiu uma nota menor do que a dos vencedores das baterias anteriores, mas conseguiu ficar na primeira colocação com 8.83, contra 5.10 do americano Reef McIntosh e 3.30 do australiano Dion Atkinson.

Com o resultado, Medina pula a segunda rodada e se classifica diretamente para a terceira, sem a necessidade de passar pela repescagem. Mick Fanning, seu principal adversário na busca pelo título, venceu a bateria 5, enquanto Kelly Slater, terceiro colocado no ranking geral, ficou em segundo na bateria 4.

Como funciona

A 11ª e última etapa do Mundial de Surfe está sendo disputada em Pipeline, no Havaí. Cada etapa é realizada na forma de um campeonato eliminatório, com cinco rodadas, seguidas por quartas de final, semifinais e a grande final. Os surfistas recebem pontos de acordo com sua colocação na etapa, e a soma desses pontos determinam o vencedor do Mundial. O primeiro colocado ganha 10 mil pontos, o segundo 8 mil, o terceiro 6,5 mil e assim por diante.

Gabriel Medina está no primeiro lugar após dez etapas realizadas. São 56.550 pontos do brasileiro, contra 53.100 de Mick Fanning e 50.050 de Kelly Slater, os dois únicos que ainda podem alcança-lo.

Caso o brasileiro chegue à final da Pipeline Masters, independentemente de ser ou não o vencedor, conquistará o título mundial. Se for eliminado em fases anteriores, terá de torcer para que Fanning e Slater não consigam ir bem o bastante nesta última etapa para ultrapassá-lo no ranking geral.

A Pipeline Masters está sendo disputada desde o último dia 11 e acaba no dia 20 de dezembro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.