Gatlin ofusca retorno de Tyson Gay com melhor marca do ano nos 100m rasos

  • Por Agencia EFE
  • 03/07/2014 20h15

Redação Central, 3 jul (EFE).- O americano Justin Gatlin, medalha de prata nos Jogos de Londres, em 2012, estabeleceu nesta quinta-feira, na etapa de Lausanne (Suíça) da Liga Diamante, a melhor marca ano nos 100m rasos, com 9s80, e derrotou o compatriota Tyson Gay, que retornava após um ano suspenso por doping e ficou em segundo lugar, com tempo de 9s93.

Segundo atleta mais rápido da história – compartilha a marca de 9s69 com o jamaicano Yohan Blake nos 100 metros rasos -, Gay foi suspenso inicialmente por dois anos após exames terem dado positivo para o uso de anabolizantes, mas teve a punição reduzida pela metade por colaborar com a Agência Americana Antidoping (USADA).

A prova de hoje dos 100 metros rasos alinhou na saída, curiosamente, três americanos com antecedentes de doping: Tyson Gay, Justin Gatlin e Michael Rodgers. Com o jamaicano Usain Bolt em ano sabático, Gatlin permanece invicto nesta temporada e recupera a primeira posição no ranking que tinha cedido a Richard Thompson, de Trinidad e Tobago.

No ano passado, Gay, de 31 anos, venceu em Lausanne com uma marca de 9s79, posteriormente cancelada por causa do doping. O jamaicano Asafa Powell foi o segundo, com 9s88, na última corrida de ambos antes de serem suspensos pela mesma razão. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.