Gerrard, uma lenda que se despede de casa no Campeonato Inglês

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2015 21h29
Meia inglês se tornou um dos maiores ídolos da história do clube inglês: 10 títulos e quase 700 partidas Liverpool/Divulgação Relembre

A penúltima rodada da Premier League marcará a primeira despedida de uma história de amor entre um jogador e um clube que durou 27 anos. Será a última vez que Steven Gerrard jogará no estádio Anfield Road. “O Liverpool era uma religião na casa onde cresci”, declarou o inglês certa vez. Sua vida como atleta seguiu essa afirmação como um mandamento.

Desde os sete anos, Steven Gerrard tem sua vida ligada ao clube. Foi quando chegou às categorias de base, de onde sairia, em 1998, onze anos depois, para o time profissional. Quatro temporadas depois, mesmo jovem, já tinha a faixa de capitão em seu braço. A idolatria da torcida surgiu de maneira natural.

Prejudicado pelo jejum dos Reds, Gerrard não tem nenhum título do Campeonato Inglês em seu currículo. Passou muito perto na temporada passada, quando o Manchester City foi campeão por pequena margem de pontos. Mesmo assim, não faltam troféus em sua coleção: Copa da UEFA, Supercopa Europeia, duas Copas da Inglaterra, três Copas da Liga Inglesa, duas Supercopas da Inglaterra e uma Liga dos Campeões.

Por falar em Liga dos Campeões, foi Gerrard quem iniciou a reação incrível do Liverpool na final da edição 2004-2005. O Milan de Kaká vencera o primeiro tempo por 3 a 0. No segundo tempo, o volante marcou aos 9 minutos. Smicer e Xabi Alonso anotaram os seus na sequência, o time inglês venceu nos pênaltis. Um título histórico.

Em janeiro de 2015, Gerrard anunciou que deixaria seu time de coração ao fim da temporada para jogar nos Estados Unidos. “Essa foi a decisão mais difícil da minha vida. É algo que venho pensando com a minha família há algum tempo”. A partir de então, cada partida se tornou parte de uma despedida que, mesmo gradual, não será menos dolorida.

A penúltima parte desta história, a derradeira no estádio em que o volante brilhou, será neste sábado (16), diante do Burnley. Uma pena que Gerrard não poderá deixar o Liverpool com um título, nem mesmo com uma vaga na Liga dos Campeões. Mas não que ele precise provar algo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.