Goleada pelo Brasil, Suécia surpreende e elimina EUA no futebol feminino
A Suécia não se assustou com o favoritismo dos Estados Unidos, e surpreendeu nesta sexta-feira, conquistando a classificação para as semifinais do torneio feminino de futebol Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. As suecas venceram as norte-americanas nos pênaltis por 4 a 3, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.
Quatro vezes medalhista de ouro (Atlanta 1996, Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012), a Seleção dos EUA mantinha o retrospecto de sempre alcançar a decisão, ao menos, já que em Sydney, há 16 anos, perdeu o título para a Noruega.
O tempo normal do duelo disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, teve gols marcados na etapa complementar. Aos 16 minutos, a atacante Stina Blackstenius abriu o placar para a seleção europeia. Pouco depois, aos 32, a também atacante Alex Morgan deixou tudo igual.
Nos pênaltis, a goleira sueca Hedvig Lindhal e a americana Hope Solo defenderam uma cobrança cada, mas o chute por cima do travessão de Christen Press abriu caminho para a classificação da Suécia, que foi selada pelo gol de Lisa Dahlkvist.
Com o resultado, as escandinavas poderão entrar mais uma vez no caminho do Brasil, caso as donas da casa superem a Austrália nesta sexta-feira. Na primeira fase, Marta e companhia atropelaram as rivais, com goleada por 5 a 1.
A semifinal, que pode ter a seleção brasileira e que já conta com a classificada Suécia, acontecerá na terça-feira, às 13 horas, no Maracanã.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.