Goleadas, golaços e viradas; relembre o título do Santos da Copa do Brasil de 2010

  • Por Jovem Pan
  • 17/03/2015 10h58
Jovem Pan Santos Campeão da Copa do Brasil 2010

O Santos entra em campo nesta terça-feira, às 19h30, para enfrentar o Londrina em sua estreia na Copa do Brasil. Campeão da competição em 2010 com um time que encantou o país, o Peixe inicia a caminhada em busca do segundo título tendo dois pontos em comum com aquele time de 5 anos atrás: Robinho capitão e aposta nos jogadores da base.

A temporada 2010 começou com desconfiança dos torcedores santistas já que, sem dinheiro e vindo de uma temporada ruim em 2009, o time precisaria apelar aos meninos da Vila.

Liderados por Dorival Junior, Neymar, Ganso, Wesley e André comprovaram na competição nacional aquilo que estavam mostrando no Campeonato Paulista, também vencido pelo Santos. Durante a campanha da Copa do Brasil, foram 3 goleadas históricas: 10 a 0 no Naviraiense, na primeira fase; 4 a 0 no Remo, na segunda fase;  8 a 1 no Guaraní, em jogo das oitavas de final.

Mais do que as goleadas que encantou a todos, o jovem time da Vila Belmiro mostrou maturidade e superação para, em duas oportunidades, reverter situações adversas: pelas quartas de final, o Santos enfrentou o Atlético Mineiro e, após derrota por 3 a 2 em Minas, se classificou fazendo 3 a 1 na Vila.

Já nas semifinais, o alvinegro encarou o Grêmio. Novamente a equipe de Dorival Junior saiu derrotada no primeiro jogo fora de casa, 4 a 3, e foi obrigada a correr atrás do resultado na partida de volta. Decidindo na Vila, o Santos fez 3 a 1, contou com grande atuação de Ganso que fez um golaço de fora da área, e seguiu para a final contra o Vitória.

Já na decisão, não teve show santista. Contra o Vitória o Santos jogou a primeira partida em casa e fez 2 a 0 com gols de Neymar e Marquinhos. No segundo e decisivo jogo, o Peixe foi ao Barradão e perdeu por 2 a 1, mas o gol de Edu Dracena garantiu o primeiro título da Copa do Brasil da história do Santos. Capitão da equipe em 2010 e único titular remanescente daquele time (o goleiro Vladmir, terceiro goleiro na época, permanece na equipe como reserva), Robinho pode, em 2015, repetir o gesto de 5 anos atrás e levantar pela segunda vez a taça de Campeão da competição nacional. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.