Governo chinês aprova plano para reformar o futebol nacional

  • Por Agencia EFE
  • 27/02/2015 11h50
  • BlueSky

Pequim, 27 fev (EFE).- Um comitê do governo da China liderado pelo presidente do país, Xi Jinping (torcedor confesso de futebol), anunciou nesta sexta-feira a aprovação de um plano de reforma integral do futebol nacional, que buscará fomentar o esporte nas escolas para melhorar a qualidade dos clubes.

A agência oficial “Xinhua” informou sobre o novo plano, do qual poucos detalhes foram divulgados. É esperado que seja construído um modelo de futebol de base similar ao europeu, mas em um país onde atualmente muitos jogadores de futebol não praticaram o esporte antes de se profissionalizarem.

O plano foi lançado pelo Comitê para a Reforma, uma das principais instituições do regime comunista, o que mostra a grande importância que o esporte tem para o presidente, que em algumas ocasiões expressou seu desejo que a China consiga, em um futuro não muito distante, sediar uma Copa do Mundo ou até mesmo vencê-la.

Esse plano foi anunciado poucos meses depois que o governo chinês anunciou um projeto para estimular o ensino do futebol em milhares de escolas primárias de toda a China, onde se sobressaem os esportes individuais, como tênis de mesa, badminton e ginástica.

A seleção da China só conseguiu se classificar para uma Copa do Mundo, a edição de 2002, sediada no Japão e na Coreia do Sul, e costuma ocupar posições muito baixas no ranking da Fifa (atualmente está na 82ª posição).

Na última edição da Copa da Ásia, realizada em janeiro na Austrália, os chineses, treinados pelo francês Alain Perrin, mostraram certa melhoria em seu estilo de jogo, ganhando todas as partidas da fase de grupos e caindo em nas quartas de final para os anfitriões, terminaram o torneio como campeões. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.