Governo grego decreta que jogos de futebol continuarão com portões fechados
O ministro adjunto de Esportes da Grécia, Stavros Kondonis, anunciou que a próxima rodada da primeira divisão do campeonato nacional será toda disputada com portões fechados, depois que a partida entre AEK Atenas e Olympiacos, nesta quarta-feira, pela Copa da Grécia, teve que ser interrompida.
Kondonis disse em comunicado que a 28ª rodada do torneio terá que ser realizada sem a presença de público por recomendação da polícia. Isso já havia acontecido no último fim de semana, depois de a competição ter sido suspensa no dia 24 do mês passado para que fossem aplicadas medidas contra a violência nos campos de futebol.
A decisão do ministro adjunto foi motivada pelos graves incidentes ocorridos no clássico entre Panathinaikos e Olympiacos em 22 de fevereiro, quando torcedores do time de Atenas entraram em campo antes do jogo e atiraram rojões e outros objetos contra os jogadores e o treinador da equipe rival.
Kondonis condicionou o reinício do Campeonato Grego ao compromisso por parte de todos os clubes da primeira divisão e dos organizadores do torneio de aplicarem de maneira estrita as medidas contra a violência, previstas na legislação em vigor desde 2002.
As medidas incluem a implementação da entrada eletrônica, que permite saber a identidade do comprador e sua localização no estádio, a eliminação das torcidas organizadas dos clubes e a colocação de câmeras de segurança.
Na semana passada, alguns dirigentes decidiram iniciar a instalação das entradas eletrônicas como medida a médio prazo, além de harmonizar as penas disciplinares nacionais com as da Uefa. Também ficou decidido a proibição de torcida visitante até o fim da temporada, além de ter sido feito um pedido para que o governo qualifique o pessoal de segurança dos clubes.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.