Grã-Bretanha volta ao Top 10 após 32 anos, e Teliana deixa de ser nº 1 do Brasil

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/10/2016 12h08

Britânica Johanna Konta ascendeu cinco posições e se tornou a número 9 do mundo

EFE Britânica Johanna Konta ascendeu cinco posições e se tornou a número 9 do mundo

A disputa do Torneio de Pequim na última semana movimentou o ranking da WTA e provocou um feito histórico para o tênis feminino da Grã-Bretanha, que voltou a ter uma tenista entre as dez melhores do mundo após 32 anos. E o fim do jejum foi provocado por Johanna Konta – veja o ranking da WTA, na íntegra, aqui.

Vice-campeã em Pequim, Konta ascendeu cinco posições e se tornou a número 9 do mundo, com 3.455 pontos, e, assim, entrou no Top 10. A última tenista britânica a estar no seleto grupo foi Jo Durie, em 1984. 

A algoz de Konta na decisão em Pequim foi a polonesa Agnieszka Radwanska, que segue na terceira posição no ranking da WTA, com 6.145 pontos. A lista continua sendo liderada pela alemã Angelique Kerber, que parou na terceira rodada na China, com 8 390 pontos, seguida pela norte-americana Serena Williams, com 7 050. 

Campeã no ano passado em Pequim, a espanhola Garbiñe Muguruza não passou da terceira rodada do torneio nesta temporada e caiu do quarto para o sexto lugar no ranking, com 4.366 pontos. A romena Simona Halep e a checa Karolina Pliskova, mesmo parando também na terceira rodada, se aproveitaram dessa queda da espanhola e subiram para o quarto e o quinto lugar, respectivamente, no ranking. 

Semifinalista na China, a norte-americana Madison Keys subiu do nono para o sétimo lugar, ultrapassando a russa Svetlana Kuznestova, que foi eliminada na terceira rodada em Pequim e agora é a oitava colocada, e a eslovaca Dominika Cibulkova, agora a número 10 do mundo, depois de não passar da segunda rodada no evento chinês. 

Brasil – Em péssima fase no circuito mundial do tênis, Teliana Pereira perdeu a condição de número 1 do País. Ela descartou seus pontos relativos ao Torneio de Pequim de 2015, onde avançou para a segunda rodada, e caiu do 161º para o 185º lugar com 293 pontos. Quem se aproveitou disso, foi Paula Cristina Gonçalves, agora a melhor tenista do Brasil, após ganhar três posições e se tornar a 166ª colocada com 343 pontos. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.