Grêmio pede anulação da pena no STJD e pode paralisar Copa do Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2014 08h41
Facebook/Divulgação Jogadores do Grêmio entraram com faixa contra racismo na partida diante do Bahia

O caso Aranha não para de gerar novos episódios. Na noite desta sexta-feira (05), o Grêmio entrou com recurso no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para obter a anulação da pena imposta [exclusão da competição] por conta de injúrias raciais de sua torcida ao goleiro santista, no último dia 28. Em comunicado em seu site oficial, o clube informa que pretende paralisar a competição até que o seu pedido seja julgado em segunda instância, algo que ainda não possui data marcada.

Se o pedido do clube gaúcho for aceito, a pena inicial será anulada até segundo julgamento, que terá data definida pelo STJD. Caso aconteça, a chave de Grêmio e Santos ficaria congelada. 

Punido por ações racistas, o Tricolor gaúcho tenta se defender alegando que o clube realiza diversas campanhas e que vem buscando identificar os torcedores envolvidos no caso. A polícia já ouviu cerca de 10 gremistas, inclusive a torcedora Patrícia Moreira, flagrada pelas camêras de televisão chamando o goleiro Aranha de “macaco”.

A CBF definiu as datas dos confrontos das quartas de final da Copa do Brasil nesta sexta-feira. O Santos, classificado sem realizar o segundo jogo devido à punição imposta aos gaúchos, enfrentará, a príncipio, o Botafogo nos dias 01 e 15 de outubro. 

Confira o comunicado na íntegra:

“O Departamento Jurídico do Grêmio segue trabalhando forte para reverter a inédita pena aplicada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que exclui a equipe da disputa da Copa do Brasil pelo caso de injúria racial por parte de cinco torcedores quando da partida contra o Santos.

O Grêmio ingressou com recurso junto ao Pleno do STJD na manhã desta sexta-feira. Os representantes do Departamento Jurídico do Grêmio entraram com o pedido de efeito suspensivo, que acarretará na interrupção da Copa do Brasil, mais a reforma da pena aplicada em primeira instância, em sessão na última quarta-feira.

O Grêmio aguarda o posicionamento sobre o pedido, porém o Tribunal ainda não apreciou a solicitação gremista, o que pode ocorrer até a próxima segunda-feira.”

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.