Há 55 anos, Eder Jofre batia mexicano e conquistava primeiro título mundial

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2015 10h11
Facebook/Reprodução Em 18 de novembro de 1960

Há exatos 55 anos, Eder Jofre deixava de ser um pequeno pugilista brasileiro e se tornava lenda do esporte no país. Foi no dia 18 de novembro de 1960, que o galinho de ouro, em sua primeira chance de disputar um título mundial na carreira, conquistou o cinturão dos pesos-galos e entrou para a história do boxe mundial.

O adversário foi o mexicano Eloy Sanchez, favorito principalmente para a imprensa norte-americana. No Grand Olympic Auditorium, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, Eder precisou de apenas seis, dos quinze rounds previstos, para nocautear o mexicano.

Pequeno e muito veloz, Jofre ficou marcado por um contra golpe avassalador e foi justamente com essa estratégia, aliada a belas esquivas, que o brasileiro levou Sanchez a beijar a lona.

Com o nocaute espetacular, Jofre levou o cinturão da Associação Mundial de Boxe, o primeiro título mundial não só dos pugilistas, mas de todo o Brasil que ainda não tinha visto um boxeador nascido em solo tupiniquim conquistando um título desta magnitude. Hoje, aos 79 anos, Eder Jofre tem em seu currículo um cartel com 81 lutas, 75 vitórias (50 nocautes), 4 empates e duas derrotas e é considerado o maior peso-galo da história de acordo com o Conselho Mundial de Boxe.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.