Há 60 anos, Corinthians conquistava o IV Centenário: um título que valeu por um Mundial

  • Por Ana Cichon/Jovem Pan
  • 06/02/2015 11h32
Reprodução/ Arquivo SPCP Corinthians campeão do IV Centenário

O aniversário de 400 anos de São Paulo foi comemorado de diversas formas pela cidade, com eventos como a inauguração do Parque Ibirapuera, uma chuva de prata com papéis picados no formato do símbolo do IV centenário e a inauguração parcial da Catedral da Sé. O futebol, que teve seu pontapé inicial no Brasil justamente em São Paulo, não poderia ficar de lado. O Campeonato Paulista, tido como o estadual mais forte do país, ganhou um tempero especial, e o vencedor teria o título de campeão do centenário, algo que só poderia se repetir em 2054.

Com atraso de mais de um ano, o jogo que decidiu a competição aconteceu em 6 de fevereiro de 1955, no Pacaembu, com mais de 50 mil torcedores. Corinthians x Palmeiras. Ao Alvinegro, um empate bastava. Já para o Alviverde – que entrou para jogar com uniforme azul – era necessário vencer e ainda torcer por uma vitória do São Paulo contra o rival na última rodada.

O jornalista e pesquisador Celso Unzelte relembrou a disputa, e destacou que todos os clubes buscaram se reforçar em busca do título histórico: “A Portuguesa era base da Seleção Brasileira de 1952, o Palmeiras tinha uma grande equipe, o São Paulo foi vice em 53 e o Santos, ainda sem Pelé, começava a pintar como grande”.

Mas foi o Corinthians, que subiu o túnel do Pacaembu com Gilmar, Homero, Alan, Idário, Goiano, Roberto, Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão (Osvaldo Brandão – técnico), que ficou marcado como um dos maiores esquadrões do futebol, ao empatar por 1 a 1 com o Palmeiras e faturar o campeonato. “Era uma mistura de jogadores clássicos e raçudos. Os pais passavam a escalação de cabeça por gerações, e os nomes entraram para a história até de quem não viu pelas grandes vitórias e viradas”, ressalta Unzelte.

Campeão no centenário da independência do Brasil em 1922, o Corinthians se tornou então o “campeão dos campeões” do centenário, um título que, segundo Celso Unzelte, teve a importância de um Mundial, guardadas as devidas proporções. “Foi um título de grande expressão. Cada geração tem seu título, e quem viu 54 não esquece”.

A conquista ganhou ainda mais destaque por ser a última antes da fila de 22 anos sem títulos de Paulistão, que terminou com o histórico gol de Basílio em 1977, na partida contra a Ponte Preta.

Histórico, o Corinthians foi homenageado com uma música de Alfredo Borba:

Corinthians, Corinthians… 

Falou bem alto a tradição 

Corinthians, Corinthians… 

Por 100 anos serás o campeão… 

Corinthians! 

Sempre leal adversário… 

Ostenta com orgulho a faixa de campeão do IV Centenário 

Nasceste sob a luz de um lampião  

Pra ser o rei do nosso esporte bretão 

Tens em São Jorge o seu padroeiro 

És do Brasil o time mais brasileiro 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.