Há um ano, Pato espantava fantasma de “cavadinha” e Corinthians superava Flu

  • Por Jovem Pan
  • 10/11/2014 09h05 - Atualizado em 24/09/2018 10h51
*FOTO EMBARGADA PARA USO EM INTERNET/OUT CAPA DIÁRIO DE SP* ARARAQUARA, SP - 10.11.2013: BRASILEIRO/CORINTHIANS x FLUMINENSE - Pato festeja gol de pênalti - Partida entre Corinthians e Fluminense, válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2013, realizada na Arena Fonte Luminosa, no interior de São Paulo, neste domingo. (Foto: Rubens Cavallari/Folhapress)Pato pediu para cobrar o pênalti e

Alexandre Pato foi o grande vilão da eliminação corintiana da Copa do Brasil 2013. Ao tentar uma “cavadinha” em pênalti decisivo e decretar a desclassificação dos paulistas diante do Grêmio, o atacante não foi perdoado pela torcida alvinegra e, posteriormente, deixaria o clube por empréstimo para defender o arquirrival São Paulo. Antes disso, porém, Pato ainda enfrentou a marca da cal novamente com a camisa corintiana e não decepcionou. No dia 10 de novembro, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano, o ex-atacante do Milan converteu penalidade e deu vitória ao Timão de Tite frente ao Fluminense comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Eliminado da Copa do Brasil e sem chance alguma de chegar ao G-4 do Campeonato Brasileiro, o Corinthians precisava dos três pontos para afastar qualquer possibilidade de rebaixamento. Já o Fluminense, por sua vez, queria a vitória para sair da zona da degola. 

Sem muita inspiração, as duas equipes fizeram jogo fraco na Fonte Luminosa, em Araraquara [Corinthians havia perdido mandos de campo e estava impedido de atuar na capital paulista]. Somente aos 45 minutos da etapa final, quando Paulo André sofreu pênalti de Anderson, o placar seria alterado. Pato, que entrara na vaga de Renato Augusto, pediu para bater e, afastando o fanstama da “cavadinha”, fez o único gol da partida.

Naquele ano, porém, o Corinthians encerraria o torneio na modesta 10ª colocação, enquanto o Fluminense só se salvou do rebaixamento devido à perda de pontos da Portuguesa por escalação irregular do meia Héverton.

Ouça, na voz de Nilson César, o gol de Alexandre Pato no áudio acima!