Hamilton aproveita abandono de Rosberg, vence em Cingapura e assume liderança

  • Por Jovem Pan
  • 21/09/2014 11h10
  • BlueSky

O britânico Lewis Hamilton venceu o GP de Cingapura e assumiu a ponta do Mundial de F-1

EFE Lewis Hamilton posa com o troféu do Grande Prêmio de Cingapura

Antes mesmo do início da prova em si, o Grande Prêmio de Cingapura já começou agitado. Quando os pilotos partiram para a volta de apresentação, Nico Rosberg teve problemas com seu carro e não conseguiu sair do lugar. O alemão, que iria largar em segundo, começou a prova dos boxes e, mais tarde, foi obrigado a abandonar a corrida. Quem se beneficiou dos problemas do companheiro de Mercedes foi Lewis Hamilton, que liderou a prova de ponta a ponta e subiu ao lugar mais alto do pódio no Circuito de Marina Bay. Completaram o pódio o alemão Sebastian Vettel e o australiano Daniel Ricciardo, ambos da Red Bull.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou na quarta posição e o brasileiro Felipe Massa, da Williams, mesmo quase sem pneus no final da prova, ficou na quinta colocação, fazendo assim uma excelente prova, ainda mais nestas circunstâncias.

É a sétima vitória de Lewis Hamilton na temporada, já que ele também triunfou na Malásia, no Bahrein, na China, na Espanha, na Inglaterra e na Itália. Assim, o piloto inglês assume a liderança do Mundial de Fórmula 1, com 241 pontos, ultrapassando o companheiro Nico Rosberg, que não pontuou e estacionou nos 238 pontos. Ricciardo é o terceiro do Mundial, com 181 pontos somados. 

A próxima etapa do Mundial de F-1, a 15ª prova da temporada, será o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. A corrida será disputada na dia 5 de outubro.

A corrida – Logo antes do início da corrida, Nico Rosberg já teve problemas com seu carro, que não saiu do lugar e, assim, o bólido do alemão foi levado para os boxes. Ele largou dos boxes, depois de trocar o volante, e iniciou a corrida na 21ª e última colocação.

Lewis Hamilton manteve a ponta no começo da prova e o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, não demorou a subir para a segunda colocação. Logo atrás nas primeiras voltas estava o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, na terceira colocação.

Iniciando a prova no fundo do grid, Rosberg não demorou a ultrapassar Max Chilton e subiu para a 20ª posição. Felipe Massa, da Williams, manteve a sexta posição nas primeiras voltas da corrida em Cingapura.

Na ponta, Vettel perseguiu Hamilton nas primeiras voltas, mas o britânico da Mercedes manteve boa diferença de tempo nos oito primeiros giros. Na nona volta, Rosberg já estava na 19ª posição.

Felipe Massa fez sua primeira parada nos boxes na 11ª volta para colocar pneus supermacios. A maioria dos outros pilotos também foi parando e trocando os pneus para o composto mais macio.

Enfrentando muitas dificuldades por conta dos problemas em seu carro, Nico Rosberg foi obrigado a abandonar a corrida na 15ª volta.

Em excelente ritmo, Lewis Hamilton mantinha a ponta em Cingapura, logo à frente de Vettel, da Red Bull, que era perseguido por Fernando Alonso na 20ª volta.

Massa parou novamente na 23ª volta, novamente para trocar os pneus, e voltou rapidamente à pista, já que a Williams fez um pit-stop relâmpago. O brasileiro, que retornou ao circuito na décima posição, recuperou duas posições em apenas dois giros e ficou em oitavo na 25ª volta.

O líder Lewis Hamilton parou na 27ª volta e, apesar de não ter sido muito bom o pit-stop, já que a troca de pneus e o reabastecimento demorou 4s7, o alemão voltou em segundo. Um giro depois, Felipe Massa já estava na sexta colocação.

Na 30º volta, Hamilton fez a volta mais rápida da prova até então, com 1min51s405, e mostrou que continuava voando baixo na pista.

O britânico da Mercedes viu sua vida ficar um pouco mais complicada na 32ª volta, quando um toque entre Adrian Sutil e Sergio Pérez fez com que o mexicano perdesse a asa dianteira e o safety car entrou na pista, embolando todo o grid.

Com o carro de segurança na pista, o top 5 do grid era formado por Hamilton, Vettel, Ricciardo, Alonso e Massa.

A prova recomeçou na 38ª volta e, a partir deste momento, a disputa por posições foi bastante intensa. Hamilton, sempre na ponta, corria muito, já que sabia que teria que fazer mais uma parada para trocar os pneus.

Felipe Massa estava em quinto na 44ª volta, mas o ritmo do brasileiro não era nada bom, devido ao desgaste dos pneus.

Lewis Hamilton forçou o ritmo com os pneus bem desgastados até onde conseguiu e, vivendo situação dramática, ele parou nos boxes na volta de número 53, quando trocou os pneus e ainda conseguiu voltar à pista somente atrás de Vettel, que estava com os compostos bastante desgastados. Assim, não demorou nada para o piloto da Mercedes ultrapassar o alemão e retomar a ponta.

O drama rapidamente transformou-se em uma vitória tranquila em Cingapura, que colocou o britânico na liderança do Mundial de Pilotos, muito por conta do abandono de seu companheiro de equipe. Festa na Mercedes, mas nada de comemoração para Nico Rosberg.

Confira o resultado do Grande Prêmio de Cingapura:

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.