Hamilton supera erros, companheiro de equipe e desconfiança no caminho do bi

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2014 10h05
EFE Lewis Hamilton vence GP e é bicampeão mundial; Massa chega em 2º

Depois de conquistar o primeiro título Mundial da Fórmula 1 em 2008, Lewis Hamilton passou por muitos momentos conturbados até retornar ao posto de melhor piloto da categoria em 2014, temporada na qual ele precisou duelar com Nico Rosberg, próprio companheiro de Mercedes, até a última etapa da competição. Com 11 vitórias no ano, o britânico superou alguns erros com seu estilo audacioso de pilotar, conquistou o bicampeonato e agora projeta fazer ainda mais história na equipe alemã.

Os números de 2014 comprovam que a temporada foi especial para o piloto britânico. Entre 2009 e 2013, Hamilton só foi ao lugar mais alto do pódio por 13 vezes, apenas duas oportunidades a mais que em 2014 inteiro, comprovando que campeão de 2008 soube explorar todo o potencial de sua Mercedes.

Desde que saiu da McLaren para ir à Mercedes no início de 2013, Hamilton formou dupla com Rosberg. Na primeira temporada, o britânico encerrou com um modesto quarto lugar enquanto o alemão terminou em sexto. Em 2014, os dois foram os melhores durante toda a temporada. Hamilton iniciou o ano abandonando na primeira prova, mas não se abalou e emplacou quatro vitórias seguidas. Depois de oscilar novamente (enquanto Rosberg reagia a cada prova), o britânico não se amedrontou e emplacou cinco vitórias na reta final da temporada, sequência que foi decisiva para seu segundo título da carreira. 

Por vezes Hamilton foi superado por Rosberg nos treinos, chegou a errar e até a bater em seu companheiro em uma das etapas do torneio, mas o título parecia estar destinado ao britânico, que teve que esperar até o último momento para comemorar o título por uma mudança no regulamento da Fórmula 1 (última prova passou a ter pontuação dobrada, o que dava chances de título ao seu companheiro alemão). Apesar disso, depois de confirmar a glória do bicampeonato, Hamilton revelou que estava mais tranquilo e compenetrado de quando se sagrou melhor campeão do torneio em 2008.

Depois do bi, o inglês promete ainda mais temporadas em alto nível. Sorte da Mercedes, que deve manter forte dupla para o ano que vem, já pensando em uma hegemonia na categoria para o final dessa década.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.