Hamilton tentará colocar uma mão na taça da F-1 no Grande Prêmio do Brasil
Lewis Hamilton conquistou a pole position no GP da Itália
Lewis Hamilton em MonzaO britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, tentará neste fim de semana, no Grande Prêmio do Brasil, ampliar a vantagem de 24 pontos que tem para o companheiro de equipe, o alemão Nico Rosberg, isso para chegar na prova final da temporada, que tem pontuação dobrada, em situação mais confortável.
No circuito de Interlagos, em São Paulo, o campeão mundial de Fórmula 1 em 2008, tentará vencer a sexta seguida, depois de completar a “quina” em Austin, nos Estados Unidos, quando deixou o vice-líder da competição no segundo posto pela terceira prova consecutiva.
Com isso, a diferença chegou aos 24 pontos, o que em temporadas anteriores significaria título quase garantido, afinal, bastaria ficar a frente de Rosberg no domingo, para selar matematicamente a conquista – se os dois ficassem empatados na pontuação, Hamilton seria campeão pelo maior número de vitórias.
O problema para o britânico é que a organização do Mundial de Fórmula 1 mudou o regulamento para esta temporada, dobrando o valor da última etapa, o Grande Prêmio de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Com isso, Hamilton não poderá ser campeão em Interlagos, pois poderá levar a diferença, no máximo para 49 pontos.
O piloto da Mercedes buscará, então, levar a vantagem ao máximo possível, para administrá-la na prova final. Para isso, no entanto, terá que vencer em um circuito onde nunca foi além do terceiro lugar – uma única vez, aliás, em 2009.
Lewis Hamilton, no entanto, tem ótimas recordações do circuito de Interlagos, pois foi onde conquistou o único título mundial da carreira, em uma das mais épicas provas da história do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Lutando pelo título com Felipe Massa, então na Ferrari, o britânico ia vendo o o rival ser campeão com a vitória, mas na última volta, a bordo de sua Mclaren, ultrapassou o alemão Timo Glock, da extinta Toyota, garantiu a quinta colocação e garantiu o caneco.
“Vir para o Brasil em 2007 foi muito especial. Venci o campeonato e foi incrível. Todo ano que viemos, parece que tenho cada vez mais apoio dos fãs brasileiros. E temos uma das melhores corridas aqui”, disse o britânico em entrevista coletiva na capital paulista.
Por outro lado, Rosberg garantiu em Interlagos que está confiante nas chances que tem para ser campeão, e deixou um aviso para os fãs da categoria, de que a briga pelo título ainda será cercada de muita adrenalina.
“Fico feliz em ouvir que ainda posso ganhar o título, afinal sigo com chances (matemáticas). No Brasil, sei que poderemos começar a reverter as coisas. Acho que vai ser um fim de semana emocionante”, garantiu o piloto alemão.
A partir do GP dos Estados Unidos, a disputa pelo troféu de campeão ficou restrita a dois postulantes, aliás. Com a vitória de Hamilton e o terceiro lugar do australiano Daniel Ricciardo, o piloto da Red Bull ficou sem chances matemáticas inclusive de ser vice da temporada.
Felipe Massa, por sua vez, tentará quebrar um jejum de seis anos sem vitórias no Brasil. O piloto da Williams, que é oitavo colocado com 83 pontos, e pode subir até o quarto lugar – o que é pouco provável -, caso vença as duas últimas provas.
Vencedor em Interlagos nas temporadas 2006 e 2008, o brasileiro conseguiu depois disso, no máximo, o terceiro lugar em 2012. No ano passado, quando disputou a prova pela última vez com a Ferrari, terminou na quinta colocação.
Nesta sexta-feira, o torcedor brasileiro ainda terá chance de ver outro brasileiro, Felipe Nasr, que participará do primeiro treino livre, pilotando a Williams, no lugar do finlandês Valtteri Bottas. Em 2015, o brasiliense será piloto será titular da Sauber, conforme anúncio realizado nesta quarta-feira.
Os primeiros motores roncam pela primeira vez neste domingo nesta sexta-feira às 10h (horário de Brasília). O treino de classificação acontecerá no dia seguinte, às 14h, mesmo horário da largada da prova, no domingo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.