Holanda encara Austrália em busca de vitória que a tire do caminho do Brasil
Porto Alegre, 17 jun (EFE).- Após surpreender o mundo com a goleada de 5 a 1 sobre a Espanha em sua estreia na Copa do Mundo, a Holanda buscará manter a primeira posição do grupo B nesta quarta-feira, no Beira-Rio, com uma vitória sobre a terceira colocada Austrália, que precisa pontuar para se manter na briga pela classificação às oitavas de final.
Os comandados de Louis Van Gaal estão eufóricos após o placar elástico na “revanche” contra os atuais campeões mundiais. Além de inesperado, o resultado deixou os rivais em situação complicada na tabela, com o risco de serem eliminados caso Holanda e Chile vençam os próximos jogos.
Apesar disso, alguns jogadores na concentração holandesa garantem que todos mantêm os pés no chão. Arjen Robben, um dos protagonistas da goleada, assegurou que não vê que ninguém na equipe com “a cabeça nas nuvens”.
As lembranças de eliminações históricas da Holanda ainda estão frescas na memória, como na Eurocopa de 2008 quando, após ganhar por 3 a 0 da Itália e por 4 a 1 da França, perderam para a Rússia nas quartas de final do torneio. Por isso, o sentimento de cautela é predominante na seleção.
Preocupado em evitar um confronto com o Brasil nas oitavas, o técnico Van Gaal sabe que uma vitória frente à Austrália é fundamental para se manter na liderança do grupo e se classificar na primeira posição, já que espera que os anfitriões consigam o mesmo. Sendo assim, ambos enfrentariam o segundo colocado do grupo oposto.
Na véspera da segunda partida, Daley Blind e Ron Vlaar tiveram problemas físicos: o primeiro sentiu o joelho, e o segundo sofre incômodos musculares na coxa. No entanto, a Holanda não deve ter desfalques para o jogo.
Do outro lado, a situação é mais preocupante. Derrotada por 3 a 1 pelo Chile na estreia, a Austrália não pode mais perder. Se perder, suas chances de classificação se tornariam muito reduzidas.
Apesar da derrota para os sul-americanos, a exibição dos australianos foi considerada positiva pela própria equipe. Afinal, só nos minutos finais o Chile conseguiu ampliar a vantagem e acabar com as chances de empate.
Um dos jogadores mais experientes do elenco, Mark Bresciano declarou que a equipe terá mais oportunidades do que a Espanha porque a Holanda se abrirá mais no campo por utilizar um sistema de jogo mais ofensivo.
A Austrália explorará o contra-ataque como tática para derrubar a uma das favoritas do torneio. Sem desfalques, a Austrália pode ser o último obstáculo da Holanda no caminho das oitavas de final. O objetivo é evitar a classificação do adversário e a própria eliminação.
None
Prováveis escalações:.
Austrália: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Milligan, Jedinak; Leckie, Bresciano e Oar; Cahill. Técnico: Ange Postecoglou.
Holanda: Cillessen; Janmaat, Vlaar, De Vrij e Martins Indi, Blind; De Guzmán, De Jong, Sneijder e Robben; Van Persie. Técnico: Louis Van Gaal.
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia), auxiliado por Redouane Achik (Marrocos) e Abdelhak Etchiali (Argélia).
Estádio: Beira-Rio, em Porto Alegre. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.