Holanda recebe Turquia e precisa vencer para voltar à briga por vaga na Euro

  • Por Agencia EFE
  • 27/03/2015 16h31

Redação Central, 27 mar (EFE).- Em situação complicada no grupo A das eliminatórias da Eurocopa 2016, a Holanda recebe a Turquia neste sábado e precisa vencer se quiser manter vivo o sonho de conquistar uma vaga na edição de 2016 da principal competição entre seleções europeias.

Com duas vitórias em casa e dois tropeços fora, incluindo uma derrota para a frágil Islândia, por 2 a 0, a Holanda ocupa apenas a terceira posição na chave, com a metade dos pontos da líder República Tcheca, que tem 12.

A Turquia está ainda pior situação, na quarta colocação, com uma vitória em Istambul, um empate fora e outras duas derrotas.

Os holandeses, no entanto, contam um retrospecto bastante favorável contra o adversário de sábado. Nos últimos dez jogos frente à Turquia, a “Laranja Mecânica” venceu em cinco oportunidades, empatou três partidas e só foi derrotada duas vezes.

Nos últimos dois duelos, válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, a equipe treinada na época por Louis van Gaal, hoje no Manchester United, venceu por 2 a 0, em casa, e repetiu o resultado em Istambul.

Outra estatística favorável é desempenho recente em território holandês. Desde o empate sem gols contra a Romênia em Roterdã, no dia 24 de março de 2007, a “Laranja Mecânica” emendou uma sequência de 19 vitórias em casa. A última derrota ocorreu em 11 de outubro de 2000, para Portugal, por 2 a 0, pelas eliminatórias do Mundial de 2002.

O técnico Guus Hiddink, no entanto, não poderá contar com seu principal jogador. O atacante Arjen Robben rompeu um músculo abdominal durante a partida do Bayern de Munique contra o Borussia Mönchengladbach no último domingo e foi cortado.

Hiddink, porém, ganhou os “reforços” do polivalente Daley Blind e do atacante Robin van Persie, ambos do Manchester United, que estavam lesionados, mas se recuperaram a tempo e estão confirmados no jogo.

Pelo lado turco, o técnico Fatih Terim também tem um desfalque importante. O meia Arda Turan, do Atlético de Madrid, está suspenso por causa do acúmulo de cartões amarelos e pode ser substituído pelo destaque do Bayer Leverkusen, o jovem Hakan Çalhanoglu.

Outro que ficará de fora é o lateral-direito Semih Kaya, do Galatasaray, que após grave lesão voltou a treinar com o clube turco na última semana, mas acabou não convocado por Terim.

None

Prováveis escalações:

Holanda: Cillesen; Van der Wiel, Bruma, De Vrij e Willems; Blind, Afellay e Sneijder; Wijnaldum, Van Persie e Huntelaar. Técnico: Guus Hiddink.

Turquia: Babacan; Tufan, Aziz, Inan e Erkin;, Sen, Topal, Çalhanoglu e Sahan, Yilmaz e Bulut. Técnico: Fatih Terim.

Árbitro. Felix Brych (Alemanha), auxiliado pelos compatriotas Mark Borsch e Stefan Lupp.

Estádio: Amsterdam Arena, em Amsterdã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.