Homem de 83 anos cruza rio fronteiriço entre Uruguai e Argentina a nado

  • Por Agencia EFE
  • 24/02/2014 11h23

Montevidéu, 24 fev (EFE).- Um uruguaio de 83 anos nadou uma distância de 11 quilômetros para atravessar o Rio Uruguai desde a cidade argentina de Colón até a uruguaia de Paysandú com o objetivo de arrecadar fundos para o clube que frequenta, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

O veterano nadador Daniel Durán del Campo fez a travessia no fim de semana passado e concluiu o trajeto em 2h53min, apesar de sua equipe ter estimado um tempo de “cinco ou seis horas”, segundo o jornal “El Telégrafo” de Paysandú, cidade localizada a 380 quilômetros de Montevidéu.

Durán é engenheiro agrônomo de profissão e nadador da Liga Nacional de Natação Master, além de detentor de múltiplas medalhas em torneios nacionais e internacionais.

Javier Perg, uma das pessoas que o apoiou durante a travessia, disse ao “Telégrafo” que “foi tudo bem porque o tempo ajudou”, em alusão ao sol que reinou no sábado, dia da travessia.

“Foi tudo muito rápido, nem ele mesmo esperava esse tempo”, acrescentou.

Outra de suas colaboradoras, Sandra Norbis, afirmou que “Daniel treinou muito bem” para enfrentar o desafio e durante o percurso, só “parou” em uma ocasião e durante poucos segundos “para se hidratar e comer algum pedacinho de banana, pêssego e cereal, mas sem se agarrar de nada, sempre flutuando”.

O site do Clube Remeros de Paysandú, ao qual Durán pertence, informou que por conta da travessia foi aberta uma conta para arrecadar fundos de empresas e cidadãos.

“Isto te faz pensar em muitas coisas… Olha o que é preciso para tentar despertar consciência, para tentar conseguir pintar o clube”, afirmou Perg a respeito.

O Rio Uruguai desemboca no Rio da Prata, que separa Montevidéu de Buenos Aires. EFE