IAAF diz que defenderá direitos dos atletas após polêmica sobre antidoping

  • Por Agencia EFE
  • 02/08/2015 10h36

Redação Central, 1 ago (EFE).- A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) tomou conhecimento das “graves acusações contra a integridade e a eficácia de seu programa antidoping” feitas em uma reportagem da emissora alemã “ARD” com o jornal “Sunday Times” e anunciou que defenderá os direitos dos atletas.

O órgão do atletismo mundial afirmou que está preparando um comunicado sobre as acusações recebidas, segundo as quais apenas um terço dos controles de doping que identificaram resultados suspeitos foi investigado entre 2001 e 2012, com base em dados confidenciais da própria IAAF.

“A IAAF está ciente das graves acusações contra a integridade e a eficácia de seu programa antidoping baseadas em dados médicos privados e confidenciais da IAAF obtidos sem seu consentimento”, explicou a federação em uma nota prévia à resposta que ainda será divulgada.

A IAAF anunciou que “se reserva o direito de tomar as medidas necessárias para preservar seus direitos e os de seus atletas”.

O relatório divulgado pela televisão pública alemã “ARD” com o “Sunday Times”, se baseia em uma lista de 12 mil exames antidoping, sobre um total de 5 mil atletas, correspondentes ao período entre 2001 e 2012 e contidos no banco de dados da IAAF.

De acordo com as análises, não houve medidas contra a maioria dos atletas suspeitos, entre os quais se encontram campeões olímpicos e mundiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.