Inspiração para Corinthians e Bayern: relembre 10 grandes viradas no futebol
Um dos grandes charmes do futebol são as viradas históricas. Até por não serem tão comuns, algumas delas marcam torcedores e jogadores para sempre. A Jovem Pan Online traz uma lista com dez desses grandes momentos. Acompanhe também algumas imagens dos jogos nas galerias acima.
Bayern 6 x 1 Porto – Liga dos Campeões 2015
O Bayern de Munique foi surpreendido pelo Porto em Portugal e saiu de campo com uma derrota por 3 a 1. A missão de reverter a desvantagem no jogo de volta parecia difícil, ainda mais para um time desfalcado, mas os comandados de Guardiola aplicaram um arrasador 6 a 1 para mudar essa história.
Palmeiras 4 x 3 Vasco – Copa Mercosul 2000
O Palmeiras foi terrível no fim do primeiro tempo da final da Copa Mercosul, no Parque Antártica, e marcou três gols em nove minutos. A torcida já soltava o grito de campeão no intervalo, mas no segundo tempo aconteceu o mais improvável. Romário comandou a reação carioca e, com um gol aos 48 minutos, decretou a virada em 4 a 3.
Milan 3 x 3 Liverpool – Liga dos Campeões 2005
Na final da Liga dos Campeões da temporada 2004-2005, em Istambul, o Milan aplicou um pouco provável 3 a 0 no Liverpool no primeiro tempo. Mais improvável ainda, porém também real, foi o empate inglês, com três gols em 15 minutos. A decisão foi para os pênaltis, onde o goleiro Dudek defendeu três penalidades para dar o título ao Liverpool.
Bahia 6 x 0 Vitória da Conquista – Campeonato Baiano 2015
Mesmo disputando duas finais, a vida do Bahia não estava fácil. Perdera o título da Copa do Nordeste para o Ceará e a primeira partida da decisão do Campeonato Baiano por 3 a 0 para o Vitória da Conquista. Entretanto, o time comandado pelo técnico Silas juntou forças para aplicar uma histórica goleada de 6 a 0 no jogo da volta e garantir o troféu do estadual.
Palmeiras 4 x 2 Flamengo – Copa do Brasil 1999
O Flamengo vencera, em casa, a primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil de 1999 por 2 a 1. No Parque Antártica, o jogo placar se repetia até os 15 minutos do segundo tempo. Roque Júnior empatou a partida pouco depois. Euller entrou no jogo e, aos 41 e 42 minutos do segundo tempo, marcou os gols que deram a vaga na semifinal ao Palmeiras.
Sport 2 x 0 Corinthians – Copa do Brasil 2008
Foi uma virada construída em dois jogos. Na partida de ida da final da Copa do Brasil de 2008, o Corinthians vencia, no Morumbi, o Sport por 3 a 0 até os minutos finais. Enílton, ex-Palmeiras, fez o gol de honra, que Carlinhos Bala profetizou ser o do título. Dito e feito: na Ilha do Retiro, o time pernambucano fez 2 a 0 no primeiro tempo e levou o troféu pelo gol marcado fora de casa.
Brasil 1 x 2 Uruguai – Copa do Mundo 1950
A virada pode não ter tido muitos gols, mas é talvez a mais dramática da história do futebol por tudo que a cercou. A Seleção, que destruíra adversários nos jogos anteriores, jogava em casa, com um Maracanã lotado, e precisava de um empate contra o Uruguai para conquistar seu primeiro título mundial. O objetivo ficou mais perto quando Friaça abriu o marcador. O problema é que Schiaffino empatou e Ghiggia calou toda uma nação com o gol da virada.
Nigéria 4 x 3 Brasil – Semifinal das Oímpiadas de Atlanta 1996
Um dos episódios que reforçou a fama do Brasil não conquistar uma medalha olímpica no futebol. A Seleção vencia a partida por 3 a 1 até os 32 minutos do segundo tempo, mas vacilou e levou o empate antes do apito final. Na prorrogação em morte súbita, Kanu marcou e levou a Nigéria à final das Olimpíadas de 1996, contra a Argentina.
Manchester Utd 2 x 1 Bayern de Munique – Final Champions League 1999
Outra virada inacreditável numa final da Champions. O Bayern de Munique levava o título para casa com o placar de 1 a 0 até os 46 minutos do segundo tempo e já havia acertado a trave duas vezes. O castigo veio quando Sheringan empatou a partida e Solskjær, que viera do banco de reservas, marcou aos 47 minutos de jogo.
Bayer Uerdingen 7 x 3 Dynamo Dresden – Copa da Uefa 1986
Um confronto pouco conhecido no Brasil, mas histórico no futebol. O Dynamo Dresden saiu na frente nas quartas de final da Copa da Uefa ao vencer por 2 a 0 em casa. Na volta, abriu 3 a 1 no primeiro tempo, o que deixou o placar agregado em 5 a 1. Em 45 minutos, entretanto, o Uerdingen conseguiu um milagre: foram seis gols que reverteram o marcador para 6 a 3. No agregado, o Uerdingen venceu por 7 a 5.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.