Intruso Neuer, favorito CR7 e contestado Messi disputam Bola de Ouro
Redação Central, 11 jan (EFE).- Colecionador de títulos e prêmios individuais nos últimos anos com Bayern de Munique e seleção alemã, o goleiro Manuel Neuer é o “intruso” na disputa do prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, em que o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi, monopolizam atenções.
Da mesma forma como aconteceu no ano passado com o francês Franck Ribèry, e nas escolhas do melhor do mundo dos anos de 2011 e 2012, com Xavi e Andrés Iniesta, respectivamente, a possibilidade de um terceiro atleta vencer é considerada pequena, mas atrai os olhos do mundo, ainda mais por se tratar de um goleiro.
CR7 é o favorito destacado, principalmente pelo papel de protagonista na conquista do Real Madrid na Liga dos Campeões da Europa. Nem mesmo o mau desempenho da seleção portuguesa na Copa do Mundo, tira esse status de postulante com maior chance de ganhar o prêmio.
Vice-campeão do mundo com a seleção argentina, Messi já surpreendeu ao se eleito o melhor da Copa – o que rendeu muitas críticas à Fifa. As chances craque do Barcelona, que não levantou taças em 2014, ficam sustentadas mais pelo histórico do craque.
Campeão alemão e mundial, Neuer corre por fora para ser o primeiro goleiro premiado pela Fifa como o melhor do mundo, desde que a entidade passou a fazer este reconhecimento, em 1991. A revista “France Football”, que entre 1956 e 2009 entregou premiação extra-oficial, elegeu o russo Lev Yashin em 1963.
Ao contrário do que muitos pensam, o Bola de Ouro de 2014 já está escolhido. Isto porque, capitães e técnicos de seleções, além de jornalistas, votam nos preferidos de uma lista de 23 indicados. Os finalistas foram anunciados em 1º de dezembro, e a ordem dos três mais votados será revelada nesta segunda-feira.
A entrega do prêmio acontece em uma grande cerimônia de gala em Zurique, na Suíça, na sede da Fifa. Além do melhor jogador entre os homens, também será anunciada a melhor atleta do feminino, os melhores técnicos, além do vencedor do Prêmio Puskas, de gol mais bonito.
A única brasileira que poderá ser premiada é a meia-atacante Marta, que corre por fora na disputa para ser a melhor jogadora do mundo em 2014. Além dela, estão na final da categoria a atacante americana Abby Wambach, e a atual detentora da honraria, a goleira alemã Nadine Angerer.
Entre os técnicos do futebol masculino, estão concorrendo o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, o alemão Joachim Löw, da seleção campeã do mundo, e o argentino Diego Simeone, do Atlético de Madrid. No feminino, concorrem a alemã Maren Meinert, da seleção sub-20 de seu país, o alemão Ralf Kellermann, do Wolfsburg, e o japonês Norio Sasaki, da seleção nipônica.
Já para ter o reconhecimento de gol mais bonito de 2014, a briga é intensa, entre o colombiano James Rodríguez, o holandês Robin Van Persie, por gols marcados na Copa do Mundo contra Uruguai e Espanha, respectivamente, e a irlandesa Stéphanie Roche, do Peamount United.
O gol da atleta do feminino, aliás, é o único feito em jogo realizado em 2013, de sua equipe contra o Wexford Youths, pelo Campeonato Irlandês. Roche balançou as redes depois da pré-seleção feita pela Fifa para a última premiação, por isso, teve o direito de entrar na disputa neste ano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.