Irmãos Bryan vencem Melo e Dodig e são tetracampeões das Finais da ATP

  • Por Agencia EFE
  • 16/11/2014 15h19
EFE Irmãos Bryan

Primeiro brasileiro classificado para a decisão das Finais da ATP desde Gustavo Kuerten em 2000, Marcelo Melo ficou com o vice-campeonato nas duplas, jogando ao lado do croata Ivan Dodig, com uma derrota para os irmãos Bob e Mike Bryan neste domingo na O2 Arena, em Londres.

Em 1h25min, os tenistas americanos venceram por 2 sets a 1 de virada, com parciais de 6-7 (5), 6-2 e 10 a 7, e se sagraram tetracampeões. Eles já haviam faturado o torneio de fechamento da temporada, com as oito melhores duplas, em 2003, 2004 e 2009.

Melo teve a chance de repetir o feito de Guga, que há 14 anos levantou o troféu das Finais da ATP em Lisboa ao superar justamente um adversário americano na decisão, André Agassi. Na época, o triunfo permitiu que o catarinense terminasse a temporada como número 1 do mundo, algo inédito para o Brasil.

Mesmo sendo a única dupla que não foi campeã junta em 2014, Melo/Dodig teve boa campanha em Londres e conseguiu fazer uma final de igual para igual diante de uma parceria considerada a melhor da história e que buscava a décima taça só nesta temporada, mas o esforço não foi suficiente para a conquista da vitória.

O equilíbrio do primeiro set se refletiu na ausência de quebras de saque. Até o empate em 3-3, o brasileiro e o croata haviam perdido apenas um ponto sacando. No sétimo game, Melo se viu nas cordas, em 0-40, mas reagiu e confirmou o serviço com direito ao primeiro ace da partida.

A igualdade prevaleceu, e a parcial foi decidida no tie-break, em que a dupla número 7 da competição abriu 4-0. Eles poderiam até ter feito 5-0, mas o brasileiro voleou mal. Uma dupla falta de Mike levou o placar para 5-1, mas os americanos marcaram quatro pontos seguidos e empataram. Porém, com um voleio na rede de Bob e um ótimo segundo saque do tenista mineiro, Melo e Dodig fecharam em 7-5.

O saque continuou salvando a dupla número 7 do torneio no começo do segundo set. Dodig se viu pressionado logo no segundo game, mas resolveu com dois aces. Até que no quarto game, com direito a duas duplas faltas, Marcelo perdeu o serviço.

O brasileiro e o croata tiveram duas chances de devolver a quebra no 4-2, em saque de Mike, mas desperdiçaram. O castigo veio logo na sequência, e os irmãos Bryan fecharam a parcial no saque de Dodig.

A decisão foi para o super tie-break, que começou com linda devolução de saque do tenista da Croácia. A jogada, porém, foi um falso indício de vitória para Melo/Dodig. O equilíbrio foi mantido até o sétimo ponto, mas a partir daí a dupla americana abriu frente em 7 a 4, administrou a vantagem e venceu por 10 a 7.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.