Irmãos Márquez conquistam vitória e título no GP da Comunidade Valenciana

  • Por EFE
  • 09/11/2014 13h58
EFE Marc Marquez conquista GP da Comunidade Valenciana

O Grande Prêmio da Comunidade Valenciana de MotoGP reforçou a importância histórica da família Márquez na categoria, com a vitória de Marc, campeão da competição principal por antecipação, e o terceiro lugar de Álex, que arrebatou o título da Moto3.

O primeiro feito foi do mais jovem, que pilota para a equipe Estrella Galicia Honda e lutava para levantar o troféu de campeão com o australiano Jack Miller, da AJO KTM. Para manter o primeiro lugar na classificação, o espanhol precisava subir ao pódio.

Largando em terceiro, com Miller a sua frente, mas um susto, em toque com o italiano Niccolò Antonelli, da Gresini KTM, quase custou o campeonato. Depois de recuperar posições, Álex Márquez conseguiu alcançar o terceiro lugar que necessitava e nem mesmo a vitória de Miller estragou sua festa.

A Moto3 é a única das categorias da principal competição de motovelocidade que conta com um brasileiro, Eric Granado. O piloto ficou fora da etapa na Espanha devido a lesão na vértebra torácicas, após queda no Grande Prêmio da Austrália.

Com um Márquez já tendo atingido seu objetivo no circuito de Cheste, Marc entrou na pista querendo a vitória na prova final da temporada da MotoGP. Mesmo largando em quinto, o espanhol da Honda não deixou de lutar e conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro.

Esta foi a 13ª vez que o bicampeão da categoria ocupou o lugar mais alto do pódio nesta temporada, superando recorde do australiano Michael Doohan, que em 1997 venceu 12 provas, e detinha a maior marca na principal categoria de motovelocidade do mundo.

A segunda colocação na prova ficou com o italiano Valentino Rossi, da Yamaha, que assim termina a temporada como vice-campeão. Este é o melhor resultado do heptacampeão desde 2010, quando foi terceiro colocado na classificação geral.

Na Moto2, o campeão da temporada, o espanhol Esteve Rabat, da Marc VDS Kalex, teve a vitória nas mãos, mas reduziu a velocidade cedo demais, na reta final da prova, e acabou sendo ultrapassado pelo suíço Thomas Lüthi, da Interwetten Suter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.