Irmãs canadenses conquistam ouro e prata no esqui moguls em Sochi

  • Por Agencia EFE
  • 08/02/2014 19h02

None

Redação central, 8 fev (EFE).- As irmãs canadenses Justine e Chloe Dufour-Lapointe conquistaram neste sábado o ouro e prata na prova do esqui estilo livre, na modalidade moguls, após terminar a competição com maior pontuação do que a americana Hannah Kearney, campeã em Vancouver, que acabou ficando com o bronze nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi.

O resultado foi inesperado, dado o domínio da americana no último ano, já que Hannah, além de vigente campeã olímpica, chegou a Sochi como campeão do mundo e ganhadora da última Copa do Mundo da modalidade.

Hannah, de 27 anos, parecia disposta a conquistar o bicampeonato olímpico na cidade russa, após se impor na quinta-feira na rodada classificatória com uma pontuação de 23.05 pontos.

No entanto, as coisas não começaram bem hoje para Hannah Kearney, que na primeira da três rodadas finais não conseguiu passar da sétima posição, a mais de meio ponto de suas duas grandes rivais, as irmãs canadenses Chloe e Justine Dufour-Lapointe.

Uma situação que Hannah, ganhadora de 16 provas consecutivas da Copa do Mundo entre janeiro de 2011 e fevereiro de 2012, pareceu reverter na segunda das três rodadas finais, na qual a americana conseguiu recuperar a liderança da prova com uma marca de 21.93 pontos, à frente dos 21.70 de Chloe e dos 21.64 de Justine Dufour-Lapointe.

Mas uma ligeira falha na rodada final, a americana perdeu a linha antes do primeiro salto, condenou Hannah Kearney à derrota na última e definitiva rodada.

Uma falha que não foi desperdiçada por Justine, a menos das três irmãs Dufour-Lapointe, para ganhar aos 19 anos a primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de Sochi ao Canadá.

Pódio que foi completo com o prata da irmã do meio canadense, de 22 anos, que anotou 21.66 pontos, 0,78 a menos que Justine.

Por sua vez, a americana Hannah Kearney teve uma pontuação total de 21.49 pontos e conquistou o terceiro degrau de um pódio.

None

Classificação final:.

==========================.

.1. Justine Dufour-Lapointe (CAN) 22.44 pts.

.2. Chloe Dufour-Lapointe (CAN) 21.66.

.3. Hannah Kearney (EUA) 21.49.

.4. Aiko Uemura (JAP) 20.66.

.5. Britteny Cox (AUS) 19.43.

.6. Eliza Outtrim (EUA) 19.37.

EFE

jv/ff