Isinbayeva desiste de concorrer à presidência da federação russa de atletismo
A bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva desistiu de última hora nesta sexta-feira de concorrer à presidência da Federação Russa de Atletismo (FRA).
Isinbayeva era até então um dos quatro candidatos a presidir a FRA, à qual a Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) ainda não devolveu a licença para que seus atletas possam participar de competições internacionais devido à conivência da entidade com o doping.
Os outros candidatos são o atual presidente, Dmitri Shliajtin; o ex-campeão olímpico de salto em altura, Andrei Silnov, e o secretário-geral da federação, Mikhail Butov.
Isinbayeva tinha apresentado sua candidatura em novembro, dois meses após anunciar a aposentadoria do esporte ao ser excluída dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro pela IAAF.
A russa decidiu não prosseguir nas eleições após ter sido nomeada membro da comissão de atletas do COI e, nesta mesma semana, presidente do comitê de controle da agência antidoping da Rússia (RUSADA).
Bicampeã olímpica em Atenas e Pequim, e bronze em Londres, Isinbayeva tentaria a terceira medalha de ouro no Rio e contava com a segunda melhor marca do ano ao ar livre (4,90m).
A desistência de Isinbayeva coincide com as críticas de Silnov, que nesta semana denunciou uma possível fraude nas eleições para a presidência da FRA.
“Os delegados dizem que são convocados, inclusive pelo Ministério de Esportes, para que votem pela candidatura de Shliajtin. Dessa forma, ocorrem pressões administrativas”, disse.
Silnov também questionou a decisão de realizar as eleições a portas fechadas.
“Para que necessitamos desse sigilo? Os estrangeiros questionam se a Rússia quer esconder algo de novo. Não descarto que haja fraude. A apuração de votos deve ser pública, mas não querem fazer assim”, ressaltou.
O Conselho Diretor da IAAF decidiu manter na semana passada a suspensão da FRA, mas seus atletas poderão competir a título individual se forem submetidos a controles de doping independentes.
O britânico Sebastian Coe, presidente da IAAF, confirmou que a Rússia não poderá participar do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta que será sediado em Belgrado em fevereiro.
O esporte russo tenta melhorar sua imagem com nomeações de antigos atletas para altos cargos, como é o caso do campeão olímpico de esgrima, Pavel Kolobkov, designado recentemente ministro de Esportes em substituição do criticado Vitaly Mutko.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.