Ituano bate Santos por 1 a 0 no Pacaembu e sai na frente na decisão do Paulista
A melhor defesa levou a melhor sobre o melhor ataque na primeira partida da final do Campeonato Paulista. Aos 21 minutos da primeira etapa Cristian, ex-jogador do Palmeiras, recebeu a bola limpa dentro da área e acertou um belo chute, garantindo a vitória e a vantagem ao Ituano, que depende apenas de um empate no próximo domingo para ser campeão paulista pela segunda vez na sua história.
O jogo começou agitado no Pacaembu. Mandante nesta primeira partida da grande final, o Ituano partiu para cima do Santos, e teve a primeira chance logo aos três minutos, com chute de fora da área de Dick. Dono da melhor defesa, o time de Itu não deixou o Peixe chegar. A melhor oportunidade foi com Leandro Damião, aos 14 minutos, que finalizou fraco.
Quando o alvinegro estava buscando igualar o jogo e tentando partir para cima, o Ituano surpreendeu. Após enfiada de Esquerdinha, Cristian encheu o pé e, da entrada da pequena área, fez o gol para a equipe do interior. Em busca do empate, o Santos teve chance com Cícero, que bateu falta próxima ao travessão, mas a grande oportunidade veio aos 32 minutos.
O árbitro marcou pênalti, alegando que a bola bateu no braço de Josa. Cícero foi para a cobrança, e bateu muito longe, desperdiçando a melhor chance do Peixe, que conquistou mais posse de bola na primeira etapa, mas não balançou a rede. O Ituano ainda podia ter ampliado o placar com falta cobrada pelo zagueiro Anderson Salles, que tirou tina do travessão de Aranha, aos 41 minutos, mas o primeiro tempo terminou em 1 a 0 para o Ituano.
Querendo ao menos o empate, o Santos voltou para o segundo tempo sem alterações, e mais um vez viu o Ituano iniciar melhor. Anderson Salles teve uma chance logo a um minuto, e Rafael Silva aos três, com chute que passou por cima do gol. O Peixe tentou responder com Gabriel, que no rebote do goleiro Vagner tentou chegar e pediu o pênalti, mas o juiz não marcou nada.
Aos 14 minutos o Ituano mais uma vez podia ter decretado uma vitória maior: Rafael Silva recebeu em condição legal, mas na hora do chute bateu fraco, de graça para Aranha. Aos 21 foi a vez do Santos assustar em cabeçada de Leandro Damião, mas Vagner fez boa defesa.
O Ituano passou a segurar o jogo, fazendo valer o retrospecto de time com a melhor defesa. O Santos ainda tentou chegar com Damião, novamente de cabeça aos 37, sem felicidade. Rildo também tentou chegar aos 45 minutos, mas Vagner fez fácil defesa. O último lance de perigo foi em uma cobrança de escanteio, que o Santos não conseguiu aproveitar.
A grande final será no próximo domingo, às 16h, novamente no Estádio do Pacaembu, desta vez com o mando do Santos. Com o resultado deste jogo, o Ituano joga com a vantagem de empate. Caso o placar se repita a favor do Santos, o Paulistão será decidido nos pênaltis.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.