Joanna Maranhão anuncia aposentadoria e pede mudanças no esporte brasileiro
A nadadora Joanna Maranhão anunciou nesta sexta-feira que está se retirando das piscinas. A atleta de 26 anos não divulgou os detalhes que a levaram a tomar a decisão, mas deu a entender que está incomodada com a estutura da natação brasileira.
“O esporte que acredito não é o esporte que presencio. Muitos ídolos só conquistam medalhas, e isso é muito pouco diante das reais necessidades do nosso país, sendo assim: prefiro canalizar meu talento e minha força para outros ideais. Falei muito, questionei, propus mudanças e infelizmente gritei sozinha”, desabafou Joanna nas redes sociais.
A nadadora surgiu como uma das grandes promessas das piscinas brasileiras no Pan-Americano de 2003, com apenas 16 anos. Desde então, participou dos Jogos de Atenas, Pequim e Londres, além dos Jogos Pan-Americanos do Rio de janeiro e Guadalajara.
“Mas uma coisa quero que saibam desde já: estou feliz. Estou motivada pra essa nova caminhada, orgulhosa dos 23 anos que pratiquei a modalidade, dos 12 anos de Seleção, dos três Pan-Americanos, das três Olimpíadas que participei, e principalmente das derrotas que sofri; foram elas, essas danadinhas, que me fortaleceram e me fizeram chegar na consciência que tenho hoje”, disse a nadadora.
Joanna também abalou o munda da natação ao divulgar em 2008 que sofreu abusos do seu treinador quando tinha apenas nove anos. A repercusão do caso foi tamanha que o Senado aprovou um ano depois mudanças no Código Penal em relação á prescrição de casos de abuso sexual em crianças. A nadadora deve agora se dedicar a sua ONG, criada para combater tais tipos de crime.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.