“Jogos da Sujeira”: jornal norte-americano critica poluição do Rio de Janeiro
Manifestantes protestam contra a poluição na Baía de Guanabara
Manifestantes protestam contra a poluição na Baía de GuanabaraO jornal norte-americano Washington Post publicou uma reportagem nesta quinta-feira a respeito da poluição no Rio de Janeiro e criticou a promessa de “Jogos Verdes”, apontando que o mais adequado seria o título de “Jogos da Sujeira” para as Olimpíadas que começam no próximo dia 5 de agosto.
A publicação relembra algumas das promessas feitas pelo Rio quando ainda era candidato à sede do evento, como a limpeza da Lagoa de Jacarepaguá, próximo ao Parque Olímpico e a remoção de 80% do esgoto da Baía de Guanabara.
A reportagem norte-americana entrevistou o oceanógrafo David Zee, que criticou o resultado dos compromissos ambientais para os Jogos: “quando falamos sobre o legado ambiental, falamos de saúde pública. Neste aspecto, o Rio é um fracasso”, afirmou.
Foi lembrado também o “estado de calamidade” que o governo do Rio declarou que passa em suas finanças para apontar que os planos de dragar as lagoas da Barra e de Jacarepaguá, orçadas em 194 milhões de dólares (mais de R$ 635 milhões), podem não sair do papel. No vídeo, o jornal mostra alguns focos de poluição nas águas do Rio de Janeiro em lugares próximos às provas olímpicas:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.