Jornal alemão detalha números do “tiki-taka” do Bayern de Munique

  • Por Agencia EFE
  • 04/02/2014 09h48
Confira imagens da vitoria do Bayern Munique sobre o Raja Casablanca

O jornal alemão “Bild” dedicou meia página da edição desta terça-feira para dissecar os números do Bayern de Munique, líder disparado do Campeonato Alemão, que é treinado pelo espanhol Josep Guardiola, chamado no texto de “Einstein do futebol”, em referência ao famoso físico.

Entre as características destacadas estão aquelas que marcaram o trabalho do técnico no Barcelona: capacidade de marcar gols, uso de jogadores de baixa estatura, posse bola e quantidade de quilômetros percorridos pelos atletas em cada partida.

A publicação ressalta os 51 gols do Bayern no Campeonato Alemão, marcados a partir de 361 finalizações. O grande artilheiro do clube é o centroavante croata Mario Mandzukic, que balançou as redes em 11 oportunidades.

O uso de jogadores baixos, marcante no Barcelona de Xavi, Andrés Iniesta e Lionel Messi, vai se repetindo no time bávaro, que passou a ter média de 1m79 de altura, número incomum para o alto e forte futebol do país tricampeão mundial.

O meia suíço Xherdan Shaqiri é o menor jogador do elenco comandado por Guardiola, com 1m69. O capitão e agora meia Philipp Lahm e o meia-atacante francês Franck Ribéry aparecem logo depois, com apenas um centímetro a mais.

Outro detalhe que caracteriza o atual Bayern de Munique e também ficou eternizado pelo técnico espanhol no seu trabalho anterior é a capacidade de manter a bola durante os jogos.

O “Bild” mostra que a equipe tem média de 66% de posse no Campeonato Alemão, o que a coloca como líder no quesito na competição. A eficácia nos passes também é impressionante, atingindo 87%.

No entanto, o jornal mostra que o controle da bola não impede o Bayern de ser o time que mais quilômetros percorre em cada partida. O destaque individual nesta estatística é Ribéry, terceiro colocado no prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2013, com 8,1 quilômetros de média.

O atual campeão mundial lidera o Campeonato Alemão com 53 pontos conquistados em 19 rodadas. A vantagem para o segundo colocado, Bayer Leverkusen é de 13 pontos. Além disso o clube segue vivo na Liga dos Campeões da Europa, em que enfrentará o Arsenal nas oitavas de final, e na Copa da Alemanha, cujo próximo adversário, nas quartas, é o Hamburgo.