Jornal: Globo se reunirá com clubes para debater o calendário do futebol

  • Por Jovem Pan
  • 02/08/2014 09h31

Jogadores de Santos e Bahia apoiam os protestos do Bom Senso FC

Protesto do Bom Senso FC em Santos x Bahia

As conversas para mudanças profundas no futebol brasileiro aparentemente também atingiram a Globo, detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, emissora os 20 clubes da série A para reuniões durante as próximas semana.

De acordo com a publicação, a primeira reunião deve ocorre na próxima quinta-feira (7). Os clubes foram divididos em grupos, com cada um sendo recebido em semanas diferentes. Estará em pauta não só a reformulação do calendário do futebol, como até a formação de atletas.

A reunião com os clubes ocorre em um momento em que a pressão por mudanças ganha cada vez mais força no cenário nacional. A criação do Bom Senso FC em 2013 tornou público o descontentamento dos jogadores com o atual calendário brasileiro. Além disso o Governo Federal também começou a participar mais do debate sobre o esporte, com a presidenta Dilma Rousseff se reunindo com membros do movimento, jornalistas esportivos e representantes dos clubes no últimos meses.

Nas últimas semanas, a rede de televisão também foi criticada pelo antigo debate sobre os horários de transmissão depois de torcedores do Corinthians não conseguirem usar o metrô depois da partida da equipe paulista contra o bahia pela Copa do Brasil. Posteriormente foi feito um acordo com o governo para o metrô fechar mais tarde em dias com jogos às 22h, mas muitos questionaram os motivos de não anteciparem as partidas para não entrarem em choque com os interesses da TV. 

O convite da Globo foi assinado por Marcelo Campos Pinto, diretor do braço de esportes da emissora e responsável por negociar os direitos de transmissão com os clubes. Segundo a Folha, o convite causou estranhamento nos dirigentes, principalmente por causa da questão da formação de jogadores.